Estado

Foto: Divulgação João Victor de Freitas, presidente da Apra João Victor de Freitas, presidente da Apra

Na manhã desta quinta-feira (30) as Associações Militares do Estado do Tocantins protocolaram ofício ao governador do Estado e ao comandante geral da PMTO solicitando que seja reduzido o interstício dos praças e dos oficiais e que os militares sejam promovidos, o quanto antes, retroativo ao dia 21 de abril de 2015, seguindo estritamente a ordem do almanaque .

No oficio as Associações colocam que, dentro da Polícia Militar, a única forma de resolver a questão seria através de promoções por ressarcimento de preterição (referente aos anos de 2010, 2011 e 2012) e com a criação imediata de um plano de carreira baseado por critérios justos, igualitários e transparentes, em que o PM e BM sejam promovidos em razão de seu desempenho, sem necessidade de qualquer outro atributo.

“A situação já está ficando incontrolável. Os militares não estão conseguindo nem trabalhar direito com todas as incertezas que pairam sobre suas carreiras, pois o nível de ansiedade dos associados das entidades já está o mais alto possível. Os militares fizeram o curso, criou-se uma esperança e não houve promoção, mais uma vez os sonhos foram frustrados”, afirma João Victor de Freitas, presidente da APRA-TO.

Os presidentes das Associações ressaltam que, apesar de terem conhecimento de que em todas as gestões houve o atropelo de promoções sem critérios de antiguidade, reconhecem que nesse momento o importante não é encontrar culpados e sim resolver o problema.

As Associações de Militares acreditam que a grande missão da nova gestão, caso não consiga corrigir todas as injustiças cometidas no passado, seja não voltar a cometê-las daqui para frente, que as promoções vindouras sigam o critério de antiguidade e que se crie imediatamente um plano de carreira.

Assinaram o ofício as seguintes Associações Militares:

ASMIPAR - Associação de Militares de Paraíso

ASSPMETO – Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins

APRA-TO – Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins

ASCAS-Tocantinópolis – Associação de Cabos e Soldados PM e BM de Tocantinópolis

ASPRA BICO – Associação de Praças Militares do Bico

AOPMETO – Associação Fraterna dos Oficiais da Polícia Militar do Tocantins

ACS de Colinas – Associação dos Cabos e Soldados de Colinas

ASPRA/TO - Associação das Praças e Servidores Militares do Tocantins

ASSICASOL - Associação Independente de Cabos e Soldados e Demais Praças do 7° e 3° BPM

APA - Associação dos Praças de Araguaína

ABMTO - Associação dos Bombeiros Militares do Tocantins

ACSD - Associação dos Cabos e Soldados de Dianópolis (Ascom Apra)