Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

Foto: Heitor Iglesias

Direcionada aos bebês prematuros e tendo como tema "Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças", o Ministério da Saúde lançou nessa quarta-feira, 20, a campanha nacional para incentivar o ato da doação do leite materno.

Contando com três bancos de leite humano, em Araguaína, Gurupi e Palmas, o Tocantins sofre com a baixa nos estoques. No Estado, no ano passado, 2.039 mulheres doaram 2,4 mil litros de leite materno que beneficiaram mais de 2 mil bebês.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Walquíria Pinheiro, somente na unidade, para atender às demandas, é preciso coletar em média 300 litros de leite por mês. As doações ajudam a salvar a vida de bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do hospital. “O leite humano para esses bebês funciona não só como alimento, mas como medicamento, pois aumenta a imunidade para que eles possam se recuperar mais rápido”, destaca.

A coordenadora lembra ainda que a doação de leite e o aleitamento materno contribuem para a redução da mortalidade infantil, sendo fundamental na diminuição de doenças infecciosas e alérgicas que acometem os bebês prematuros de baixo peso. “Esta redução se deve, em muito, ao aumento da taxa de doação de leite humano, que é uma das ferramentas de maior impacto na redução da mortalidade infantil”, reafirmou.

O aleitamento materno também diminuiu o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e o bebê fica protegido de infecções, diarreias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido, além de ficar menos tempo internado.

Doações

Toda mulher que amamenta pode ser doadora de leite humano, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. As mulheres que quiserem fazer doações podem procurar o Banco de Leite, que fica localizado no Hospital e Maternidade Dona Regina, o Hospital Dom Orione, em Araguaína, ou o Hospital Regional de Gurupi (HRG).

As interessadas podem ainda solicitar a visita do Bombeiro Amigo do Peito através do telefone 0800 646 8283. Em casa, elas receberão instruções sobre a ordenha e armazenamento do leite e um kit contendo touca, máscara e o frasco coletor.

Os Bancos de Leite estão continuamente precisando de doações, já que a demanda é crescente e as doações limitam-se ao período de amamentação de cada mãe. (Ascom Sesau)