Campo

Foto: Lenna Borges No Tocantins em 2013, foram produzidas mais de 62 mil toneladas de abacaxi No Tocantins em 2013, foram produzidas mais de 62 mil toneladas de abacaxi

A diretoria de fomento a agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza na próxima semana, uma série de atividades voltadas para o sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF), do abacaxi e da banana no Estado. O sistema proporciona a produção de frutas com qualidade e de forma econômica, respeitando o ambiente, a saúde do consumidor e o produtor, através da minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta.

As atividades começam nesta segunda-feira, 15, às 14 horas, no auditório da secretaria com uma reunião sobre o uso  indevido do fruitone na produção do abacaxi.

Já na terça feira-feira, 16, a partir das 15 horas,  acontecerá o lançamento da cartilha de Práticas de Cultivo para a Cultura do Abacaxi no Estado do Tocantins, uma parceria entre a Empresa Brasileira  de Pesquisa Agropecuária  (Embrapa) e o Ministério  de Agricultura, Pecuária  e Abastecimento (Mapa).

Durante a semana também serão realizadas visitas às propriedades cadastradas ao programa de produção integragada nos municípois de Aparecida do Rio Negro e Porto Nacional. Na quinta- feira, 18, as atividades acontecem em Pedro Afonso, na sede da Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa) para fomentar a produção de frutas na região.

PIF

De acordo com engenheiro agrônomo, Anderson Pereira, o Tocantins foi o estado pioneiro na produção integrada de abacaxi, ainda no ano de 2003. “Nosso objetivo com essas atividades é definir as ações para a produção integrada do Estado para o segundo semestre de 2015”, explicou.

Anderson Pereira explica que a produção integrada é um sistema de exploração agrária que produz alimentos e outros produtos de alta qualidade, mediante o uso de recursos naturais e de mecanismos reguladores. Isso para minimizar o uso de insumos e contaminantes pela integração de práticas de manejo das plantas frutíferas, assegurando uma produção agrícola mais sustentável.

“Um dos importantes elementos encontrados na produção integrada, é a utilização de instrumentos adequados para realização de monitoramento e rastreabilidade de todo o processo”, reforça o engenheiro acrescentando que a finalidade de possibilitar sua implementação dentro de uma modelo que seja economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo.

Dados

O abacaxi e a banana são as principais frutas produzidas no Estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), em 2013, foram produzidas mais de 62 mil toneladas de abacaxi e mais de 23 mil toneladas de banana.