Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

No Tocantins em 2013, foram produzidas mais de 62 mil toneladas de abacaxi

No Tocantins em 2013, foram produzidas mais de 62 mil toneladas de abacaxi Foto: Lenna Borges

Foto: Lenna Borges No Tocantins em 2013, foram produzidas mais de 62 mil toneladas de abacaxi No Tocantins em 2013, foram produzidas mais de 62 mil toneladas de abacaxi

A diretoria de fomento a agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza na próxima semana, uma série de atividades voltadas para o sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF), do abacaxi e da banana no Estado. O sistema proporciona a produção de frutas com qualidade e de forma econômica, respeitando o ambiente, a saúde do consumidor e o produtor, através da minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta.

As atividades começam nesta segunda-feira, 15, às 14 horas, no auditório da secretaria com uma reunião sobre o uso  indevido do fruitone na produção do abacaxi.

Já na terça feira-feira, 16, a partir das 15 horas,  acontecerá o lançamento da cartilha de Práticas de Cultivo para a Cultura do Abacaxi no Estado do Tocantins, uma parceria entre a Empresa Brasileira  de Pesquisa Agropecuária  (Embrapa) e o Ministério  de Agricultura, Pecuária  e Abastecimento (Mapa).

Durante a semana também serão realizadas visitas às propriedades cadastradas ao programa de produção integragada nos municípois de Aparecida do Rio Negro e Porto Nacional. Na quinta- feira, 18, as atividades acontecem em Pedro Afonso, na sede da Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa) para fomentar a produção de frutas na região.

PIF

De acordo com engenheiro agrônomo, Anderson Pereira, o Tocantins foi o estado pioneiro na produção integrada de abacaxi, ainda no ano de 2003. “Nosso objetivo com essas atividades é definir as ações para a produção integrada do Estado para o segundo semestre de 2015”, explicou.

Anderson Pereira explica que a produção integrada é um sistema de exploração agrária que produz alimentos e outros produtos de alta qualidade, mediante o uso de recursos naturais e de mecanismos reguladores. Isso para minimizar o uso de insumos e contaminantes pela integração de práticas de manejo das plantas frutíferas, assegurando uma produção agrícola mais sustentável.

“Um dos importantes elementos encontrados na produção integrada, é a utilização de instrumentos adequados para realização de monitoramento e rastreabilidade de todo o processo”, reforça o engenheiro acrescentando que a finalidade de possibilitar sua implementação dentro de uma modelo que seja economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo.

Dados

O abacaxi e a banana são as principais frutas produzidas no Estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), em 2013, foram produzidas mais de 62 mil toneladas de abacaxi e mais de 23 mil toneladas de banana.