Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Os profissionais da contabilidade pública que atuam no Tocantins tiveram a oportunidade de participar de um dos principais eventos da área no País. O Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 2015 – Sincasp foi realizado em Palmas, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento foi aberto na quinta e seguiu durante toda a sexta-feira (12), reunindo profissionais renomados e promovendo a troca de conhecimento.  

O analista da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, tratou do tema "Implantação do Plano de Contas Aplicado no Setor Público". De acordo com o palestrante o plano de contas foi criado pelo Tesouro Nacional, juntamente com representantes de estados e municípios, para se ter um padrão contábil para toda a federação. Instituído em 2009, tem um processo gradativo de implantação e está se consolidando no país. "Vai permitir que os contadores falem uma única linguagem, por exemplo, ao contabilizar um veículo, seja em Palmas, em Gurupi ou em qualquer outra cidade do Brasil o profissional usará o mesmo tipo de registro contábil", explicou.

Já o contador analista do Tribunal de Contas de Pernambuco, João Eudes Bezerra, apresentou ao público o tema "Proposta de aplicação prática de custos no setor público". O palestrante abriu a discussão usando o portal da transparência para demonstrar que nem sempre números são informações claras ao cidadão. "Nós precisamos que a contabilidade, os contadores, os gestores contribuam para que as informações cheguem à sociedade, as informações ficam muito tolhidas, muito restritas ao ambiente público e não chegam ao cidadão", afirmou

Bezerra ainda explicou o funcionamento do sistema de custo. "Vai ser um grande desafio para nós da contabilidade pública, não basta só evidenciar os números, fazer a contabilidade patrimonial, nós precisamos mostrar a finalidade dos gastos, dos consumos, e para isso precisamos de uma contabilidade de custos. A visão não é de lucro, ou arrecadas mais, é mostrar o que está sendo feito a um valor justo para a sociedade".     

O debate envolvendo inovação tecnológica também foi registrado no Sincasp 2015. O professor e palestrante Edgar Madruga trouxe o tema “Inovação Tecnológica e o Controle Interno no Setor Público”. Madruga lembrou que o sistema é sempre apoio, é ferramenta meio, o fator humano sempre será fundamental, mas que é preciso usar o recurso da inovação. “A contabilidade ela exige o uso de tecnologia, e as de inovações hoje é  um meio de provocar soluções a demandas que estão aí hoje, como na questão de controle”.

 Quanto a atuação dos órgãos de controle Madruga ainda ressaltou que a tecnologia também é uma grande aliada.  “A sociedade sonha tanto que se acabe com a roubalheira, com os desvios e não é que não esteja havendo fiscalização, a questão é, isso está diminuindo ou resolvendo esses problemas, não. Precisamos de novas metodologias. A inovação, por exemplo, pode trazer aumento de produtividade, vai se fiscalizar melhor, por um custo menor e mais gente, consequentemente atingindo os objetivos que a sociedade exige”,

A programação ainda contou com a participação do coordenador geral do Sincasp, professor Jorge Lopes. PHD em contabilidade pública ele tratou em sua palestra sobre as diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis. “O Conselho Nacional de Educação, em 28 de dezembro de 2004 estruturou as diretrizes curriculares, e as determinações não demonstram nenhum favorecimento em prol de um professor que transmita conhecimento, simplesmente expondo a contabilidade como ferramenta de trabalho. E Ferramenta é martelo, prego, eu acho que não é isso, Contabilidade é uma ciência aplicada que realmente precisa ser estimulada e estudada”, criticou.

Sobre a realização do evento no Tocantins o coordenador geral do Sincasp agradeceu o empenho do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins na realização e afirmou que uma nova edição já está confirmada no Tocantins em 2016.

Toda a programação foi acompanhada pelo presidente do CRCTO, Sebastião Célio Costa Castro. "As palestras foram bastante didáticas e os participantes tiveram a oportunidade de tirar muitas dúvidas e adquirir novos conhecimentos com profissionais renomados da área pública".  

O Simpósio também foi aprovado pelos contadores participantes. Feliciana Bezerra, gerente de responsabilidade da Prefeitura de Palmas afirmou, “foi ótimo, ganhamos muito conhecimento sobre contabilidade pública, perdeu quem não veio”. A colega, também contadora da prefeitura, Aldaires Gomes disse, “queremos novas edições do Sincasp no Tocantins, foi muito bom”.

Sirlene Dias, contadora do IFTO, Campus Palmas, parabenizou a iniciativa do CRCTO e saiu satisfeita com as palestras. “Esse tipo de evento sempre agrega muito conhecimento e atualização profissional. É uma motivação para continuarmos estudando”.