Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com a proposta de garantir a excelência no atendimento e a satisfação de turistas e visitantes que participarem das temporadas de praia nos rios do Tocantins, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e prefeituras municipais, está realizando o curso de “Beneficiamento e Elaboração de Pratos de Pescado” a moradores dos municípios de Araguacema, Araguatins, Tocantinópolis, Pau D’Arco, Pedro Afonso, Caseara e Guaraí. 

A proposta visa inovar os cardápios de bares e restaurantes, aumentando a oferta de pratos utilizando os peixes típicos da região. As capacitações já foram realizadas, sendo que as duas últimas acontecem nos municípios de Caseara, de 22 a 25 e Guaraí, de 26 a 29 de junho.

Nessa parceria cabe às prefeituras disponibilizarem os insumos necessários para a realização das aulas práticas, os cursos possuem uma carga horária de 24 horas. De acordo com a gerente de qualificação turística da Sedetur, Wald Jany Alencar Assis Arruda, a intenção das capacitações visa diversificar a oferta de alimentos nos restaurantes e barracas nos municípios que possuem temporadas sazonais de lazer. “Buscamos agregar valor a um produto que eles tem em abundância que é o pescado, mas que muitas vezes são oferecidas poucas opções de degustação”, afirmou.

Também como forma de garantir a sustentabilidade e a preservação do Meio Ambiente, após as temporadas de praia, a Sedetur e o Ruraltins estarão realizando aos interessados, oficinas de capacitação de reaproveitamento de todo o óleo de cozinha utilizado durante o período.

Receitas elaboradas à base do pescado:

- Escondidinho de peixe;

- Cuscuz de peixe;

- Filé de peixe a rolê;

- Fishburguer de peixe;

- Torta de peixe;

- Caldo de peixe;

- Palitinhos de peixe empanados.