Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins quer efetivar e fortalecer as ações voltadas para a promoção da igualdade racial no estado. Com este intuito, realiza o evento “Diálogo com Gestores Estaduais e Municipais sobre a Política de Igualdade Racial”, dia 30, em Palmas. A secretaria de Proteção e Defesa Social está à frente do encontro, e convidou os 28 prefeitos de municípios que abrigam comunidades quilombolas e representantes das mesmas; secretarias municipais e estaduais, movimentos negros, terreiros, Instituto de Ensino Superior – IES, Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins, Defensoria Pública do Tocantins e Ministério Público Federal.

Esta reunião de gestores e sociedade civil vai debater proposições que subsidiem a efetivação da Política de Promoção da Igualdade Racial no Tocantins, e ainda divulgar a adesão ao Sinapir (Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial). O Assessor de Assuntos Federativos da Seppir, Marcos Willian Bezerra de Freitas,  virá para dissertar sobre a importancia de participação dos municípios e do estado neste novo cenário de cidadania.

Estão convidados para o evento:Luciana Pereira – coordenadora do Gruconto;Ana Lucia Pereira – coordenadora do APNs; agentes da Pastoral Negra; Cristian Ribas– coordenador do Enegrever/Kizomba;Janaina Costa –coordenadora da Marcha da Mulheres; Manoel Barbosa – presidente da Associação Negra Cor; Maximiliano Bezerra – Portal Afro; Stanio Vieira – Geila Godinho -coordenadora do MNU – Movimento Negro Unificado; Carlos Eduardo Victorio –presidente da Coordenação Estadual Quilombola – COEQ-TO; Instituto Crespas.Tocantins.

Programação:

8h30min – Apresentação

9h30 - Solenidade de Abertura

10h30min – Fala: Política de Igualdade Racial e Sinapir- Marcos Willian Bezerra de Freitas - Assessoria para Assuntos Federativos - SEPPIR

12:00 – almoço

14h:30min:Mesa de diálogo para operacionalização do Plano Estadual de Política de Promoção de Igualdade Racial no Tocantins  - Marcos Willian Bezerra de Freitas - Assessoria para Assuntos Federativos - Sepir. 

17h - Encerramento