Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

Nesta sexta-feira, 3, foi ao ar mais uma entrevista da série que a TVE Tocantins está realizando com o primeiro escalão do Governo do Tocantins. O convidado da vez foi o presidente da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Carlos Alberto Dias de Moraes, que abordou e esclareceu temas como a Rede Nacional para a Simplificação do Registro da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), cancelamento de registro de empresas inativas, abertura de empresas e também sobre o Encontro Nacional das Juntas Comerciais (Enaj), que acontece em agosto, em Palmas.

A Redesim é uma plataforma que tem a função de desburocratizar o processo de abertura de novas empresas, facilitando, assim, a vida dos empreendedores. “A Redesim integra todo esse ambiente de negócios que contemplam a abertura de uma empresa, como inscrição municipal, inscrição estadual, receita federal, junta comercial, alvarás e autorização do Corpo de Bombeiros. A plataforma é a unificação de todos esses órgãos na Junta Comercial”, esclareceu o presidente, enfatizando a rapidez de todo o processo de abertura. “Antes, o empresário levava cerca de cem dias para finalizar esse processo. Com a Redesim, o tempo de espera cai para aproximadamente 48 horas” completa. 

Outro assunto que foi colocado em pauta durante a entrevista foi o prazo final – que vai até o dia 10 de julho - para regularização de empresas inativas, a fim de evitar o cancelamento desses estabelecimentos. Segundo o presidente o processo é bem simples. “Basta o empreendedor ir no site da Jucetins, baixar e preencher um formulário específico e depois procurar a junta comercial para dar entrada na regularização da instituição”, completa.

Encontro Nacional das Juntas Comerciais

Outro assunto que esteve em pauta na entrevista desta sexta-feira foi o Encontro Nacional das Juntas Comerciais (Enaj) também entrou em pauta na entrevista de hoje. O evento reunirá todas as juntas comerciais do País aqui no Tocantins.

Para o presidente da Jucentins, este será um grande momento para o Estado. “Estarão presentes vários empresários que poderão conhecer as potencialidades econômicas que o Tocantins oferece hoje, temos vários atrativos no meio turístico, no agronegócio e comércio. Essas oportunidades estarão visíveis para o Brasil no próximo mês de agosto, do dia 26 ao dia 29, em Palmas”, disse.