Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Bruno Barros Sousa recebe pela terceira vez medalha de ouro na Obmep

Bruno Barros Sousa recebe pela terceira vez medalha de ouro na Obmep Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Bruno Barros Sousa recebe pela terceira vez medalha de ouro na Obmep Bruno Barros Sousa recebe pela terceira vez medalha de ouro na Obmep

Medalhista de ouro pela terceira vez na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), o estudante Bruno Barros Sousa, da Escola Paroquial São Miguel, de Xambioá, receberá na próxima segunda-feira, 20, a premiação da décima edição da Olimpíada. A cerimônia acontece às 15 horas, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 

No Tocantins, cerca de 300 jovens já foram beneficiados com medalhas de ouro, prata e bronze, na competição. Na décima edição, o Tocantins recebeu uma medalha de ouro, 12 de prata, 61 de bronze e 107 menções honrosas.

Bruno, de apenas 13 anos, é o octogésimo colocado entre os 500 alunos que tiveram melhor classificação, em nível nacional, na última edição.  Além da medalha, ele também garantiu vaga no Programa Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), para aulas com professores do Ministério da Educação e Cultura e no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC).

Para o coordenador pedagógico da Olímpíada de Matemática, professor Wiliam Carlos de Sousa, a premiação é também uma forma de incentivo aos alunos e para a escola, que sempre tem buscado oferecer um ensino de qualidade aos alunos. “As escolas também ganham muito em premiações como essa. Tanto em reconhecimento, como em materiais de estudo”, afirmou.

De acordo com o professor, a cada ano, o aluno tem buscado melhorar seu aprendizado. “Percebemos que ele [Bruno] vem se esforçando bastante para garantir uma ótima colocação e se capacitando para isso. E é esse um dos objetivos da Obmep: incentivar o aluno a estar buscando as melhores colocações e oferecer oportunidades de ensino para que eles tenham uma formação curricular de qualidade”, disse.

A rotina de Bruno é regada a muitos estudos, conforme o pai José Lindomar Filho. “Percebemos que é algo que estudar muita matemática é algo que ele gosta. Estamos sempre o incentivando a buscar o melhor, a estudar. Além disso, temos muito orgulho do Bruno por ser um filho dedicado e empenhado nos estudos”, contou.

Ansioso para a viagem, Bruno afirmou que está feliz com mais uma premiação. “Sempre gostei de matemática. Estou bastante feliz com mais essa premiação e ansioso para a viagem. Pretendo competir mais vezes da Olimpíada”, ressaltou o aluno.

Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicasé uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 1800 alunos participaram do programa como ouvintes.