Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Alunos do Centro de Ensino Médio Castro Aves se preparam para as provas

Alunos do Centro de Ensino Médio Castro Aves se preparam para as provas Foto: Luiz Melchiades

Foto: Luiz Melchiades Alunos do Centro de Ensino Médio Castro Aves se preparam para as provas Alunos do Centro de Ensino Médio Castro Aves se preparam para as provas

No próximo sábado, 12, às 14h30min, serão realizadas as provas da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015). No Tocantins, cerca de 8.667 alunos, de 351 escolas estaduais estão aptos para fazerem as provas. A Comissão Organizadora recomenda aos alunos a observarem os locais de provas disponíveis no site www.obmep.org.br e ter o cuidado para chegar ao local com antecedência de 30 minutos.

O coordenador da Região TO02 de Araguaína, Wiliam Carlos de Sousa, esclarece aos alunos que eles levem um documento de identificação, como Carteira de Identidade e Carteira Estudantil. “É importante que todos os estudantes classificados para esta segunda fase façam as provas. Está é uma oportunidade que eles não devem perder, porque isso significa muito para a autoconfiança e autoestima dos alunos”, comentou Wiliam.

O professor Wiliam recomenda ainda aos jovens que vejam os vídeos disponíveis na página da OBMEP sobre histórias de alunos que participaram das olimpíadas e hoje estão cursando mestrado e doutorado na área.

A diretora do Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas, Maria do Carmo Ribeiro mobilizou todos os alunos de sua escola, compartilhou as recomendações e está incentivando todos a participarem. “Disse aos nossos estudantes que é importante a prova, por ser uma oportunidade de autoavaliação sobre a aprendizagem de Matemática e a importância da disciplina para a vida”, frisou Maria do Carmo.

Essa prova da 2ª fase terá duração de três horas e será composta por questões discursivas, que requer a utilização de cálculos e raciocínio lógico.

Perfil da OBMEP 2015

Em 2015, foram escritos na OBMEP, 17.972.333 alunos de 47.580 escolas, localizadas em 5.538 municípios.

Este ano, serão concedidas 6.500 medalhas, sendo 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Os 6.500 alunos medalhistas serão convidados a participarem do Programa de Iniciação Científica (PIC 2015), que será realizado ao longo de 2016.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo incentivar o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.