Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O prefeito de Aliança do Tocantins, José Rodrigues da Silva, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, lançaram nesta segunda-feira, 03, pedra fundamental que marca o início do processo de instalação do Complexo Agroindustrial de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva de Ovinocultura do Matopiba, que será implementado no município. O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros, que na oportunidade, representou o governador do Estado, Marcelo Miranda.

No complexo serão construídos um frigorífico de pequenos animais e uma fábrica de ração, que atenderá a cadeia produtiva de ovinocultura do município de Aliança do Tocantins e região – a ovinocultura consiste na produção de produtos de origem ovina (ovelhas e carneiros), como carne, leite e lã. O prefeito de Aliança, José Rodrigues, aposta que o município será protagonista neste tipo de produção em todo o Tocantins.

“Isso é apenas o começo de muitas coisas boas que ainda virão. A parceria com o Ministério da Agricultura fomentará toda a cadeia produtiva da ovinocultura no Município, ao tornar Aliança do Tocantins polo de criação de carneiros e fabricação de produtos secundários oriundos dessa atividade”, disse o gestor municipal, ao agradecer a Ministra Kátia Abreu pela boas intenções para com o município de Aliança.

Capital do carneiro

Por sua vez, a ministra Kátia Abreu disse acreditar na ovinocultura no município de Aliança. “Eu acredito que começamos no caminho certo, por onde ofertaremos ações ligadas a assistência técnica de produtores rurais, qualificação e capacitação profissional de trabalhadores e o financiamento das produções”, disse a ministra, ao projetar Aliança do Tocantins como a capital do carneiro no Estado do Tocantins.

Após o lançamento da pedra fundamental, o município de Aliança recebeu o Seminário Nacional da Cadeia Produtiva de Ovinocultura, que abordou detalhes do programa. Participaram do seminário, senadores, presidentes de autarquias, secretários de Estado, deputados Estaduais e dezenas de prefeitos da região, bem com o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda.

Recursos

Segundo o prefeito, José Rodrigues, a estimativa é que em até 08 meses as duas unidades sejam inauguradas no complexo. Para a construção dos complexos foram destinados cerca de R$ 1,5 milhões, recursos oriundos de emenda parlamentar apresentada por Kátia Abreu, quando exercia o mandato de senadora pelo Tocantins.