Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

A estudante Jeovana Campos Maciel, 17 anos, foi recebida na manhã desta segunda-feira, 28, pela vice-governadora Cláudia Lelis. Na ocasião, a Jovem Parlamentar apresentou o projeto que prevê captação de água nas escolas estaduais.

Também participaram da reunião, o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira; o superintendente de Juventude, Ricardo Ribeirinha; a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira e o subsecretário de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Fernando de Araújo Santana.

Jeovana reside no município de Rio Sono e é estudante da Escola Estadual Família Agrícola de Porto Nacional. Ela preside o Grêmio Estudantil da unidade onde estuda e falou de sua atuação durante a visita ao Congresso Nacional, nos dias 21 a 25 de setembro. “Foi uma experiência boa e uma surpresa o projeto ter passado pelas comissões. Não foi um projeto aprovado pelo Congresso por falta de orçamento, mas valeu”, contou Jeovana.

O secretário Adão Francisco enfatizou que os alunos da Escola Agrícola de Porto vêm tendo destaque na seleção do Projeto Parlamento Jovem Brasileiro, com dois alunos na semifinal. “Isso mostra como é sólida a experiência da Escola Família Agrícola de Porto e que devemos investir mais na educação do campo”, frisou.

Cláudia Lelis frisou a importância do projeto de Jeovana e a necessidade de desenvolvê-lo como piloto nas escolas. “Essa é uma maneira de incentivar os alunos a serem cidadãos conscientes e terem vontade de mudar a realidade de suas comunidades”, frisou.

Proposta

Ao final da reunião, ficou acertado que será viabilizada uma visita à unidade escolar para verificar a possibilidade de por em prática o projeto de Jeovana. A ideia da estudante é colocar calhas na escola para que sejam captadas as águas das chuvas e estas sejam utilizadas para limpeza de banheiros, de calçadas e para a irrigação de jardins e hortas.