Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O velório do secretário de Desenvolvimento Econômico, Eudoro Pedroza acontece neste domingo, 4, no cemitério Jardim das Palmeiras até as 17 horas. Depois haverá um cortejo até o local onde o corpo será cremado nesta segunda-feira, 5, dia do aniversário do Tocantins.

As cinzas serão trazidas para Palmas onde será realizada uma missa de 7º dia. Logo após as cinzas serão lançadas sobre as dunas do Jalapão.

Eudoro faleceu na noite deste sábado, 3, em Goiânia, vítima de um câncer de pulmão e sua morte gerou muita comoção em todo o Estado. Aliado de primeira hora do governador Marcelo Miranda e da primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda o secretário era também filiado ao PMDB onde era um conciliador interno na legenda.

Através de nota de pesar o governador Marcelo Miranda lamentou o falecimento do secretário de estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedrosa."Mais que um político extraordinário, Eudoro Pedrosa foi um grande empresário e o melhor: tudo o que se pode esperar de um verdadeiro amigo. O PMDB perde um grande líder, um exímio mediador, sempre presente, atuante e respeitado na história política do Goiás e do Tocantins. Deixará saudades não apenas no coração dos que tiveram o mérito de conviver com ele. Suas conquistas, feitos, gestos e ações farão parte da história do estado, do povo tocantinense", afirmou o Chefe do Poder Executivo.

A primeira-dama também externou sua tristeza com a morte do secretário. “É com muita tristeza e dor que recebo a notícia do falecimento do nosso amado, verdadeiro e leal amigo, Eudoro Pedroza. Subitamente me veio na memória os tantos momentos de amizade, companheirismo e trabalho no Tocantins. Sua disponibilidade para ajudar a construir um estado melhor e sua incansável vontade de agir pelo nosso povo era o que mais me emocionava. Perdemos um amigo, um irmão. O Estado perde um eterno soldado na luta pelo seu desenvolvimento. Tenho a certeza que Deus acolherá esse filho generoso. Que o Senhor conforte toda a família!”, afirmou a deputada.

Perfil

Nascido em Goiânia–GO, Eudoro Pedroza, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Por 20 anos se dedicou à advocacia, além de ser empresário no ramo de bebidas.

Foi diretor, vice-presidente e presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás. Também, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás.

Fundou várias Associações Comerciais, inclusive no então Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins. Construiu o prédio da Associação Comercial e Industrial de Goiás, que leva o nome do seu pai Santino Lyra Pedroza.

Sua vida pública iniciou em 1990, quando foi eleito Deputado Estadual do Estado do Tocantins. Em 1996, foi eleito Deputado Federal. Também atuou como secretário de Estado do Governo e secretário da Indústria e Comércio do Tocantins.

De 2010 a 2014, atuou como diretor executivo da TEMAR e CEMAR.