Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Advogados de Colinas do Tocantins inauguraram nessa quinta-feira, 08, a sede do Movimento OAB Somos Todos Nós, liderado pelo conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Tocantins (OAB-TO) e pré- candidato à presidência da Ordem, Gedeon Pitaluga, que prestigiou o evento ao lado do pré-candidato à presidência da subseção de Colinas, Sérgio Dantas, e da pré-candidata à vice-presidência da subseção, Fábia Renata Borges, membro do Movimento Mais Mulheres na OAB.

Cerca de 100 advogados das cidades de Colinas do Tocantins, Palmas e Arapoema participaram do evento, que abre o espaço para discussões e debates em prol da advocacia colinense e de todo o Estado. Universitários e professores também estiveram presentes para apoiar o Movimento OAB Somos Todos Nós. 

Na ocasião, os advogados de Colinas do Tocantins falaram da motivação que os levaram a criar a sede do Movimento, que a cada dia ganha mais adesões. “Nós tivemos essa iniciativa de lançar o Movimento aqui em razão de que Colinas tem uma advocacia de vanguarda, atuante e independente e que tem anseio por uma OAB forte que só virá através de discussões que o Movimento propicia. 

Através do Sérgio e do Gedeon, nossa região está integrada nesse sonho. O Movimento tem que permear também no interior porque ele representa toda a advocacia”, afirmou o advogado Darlan Aguiar.

A pré-candidata à vice-presidência Fábia Renata Borges falou sobre a importância do Movimento Mais Mulheres na OAB e de como as advogadas colinenses estão atuando em busca de maior valorização das mulheres na Ordem. “Nós abraçamos essa causa do Movimento Mais Mulheres na OAB porque nós acreditamos nela. Nós realmente queremos fazer a diferença e buscar o nosso espaço. Vimos que o Gedeon valoriza não só as mulheres, mas todos os advogados, e por isso, estamos juntos nessa luta. O número de adesões aqui em Colinas só aumenta, tanto no Movimento em si como no Movimento das Mulheres e este espaço aqui abrigará todos que querem uma advocacia valorizada e renovada”, pontuou a advogada. 

O conselheiro estadual da OAB-TO e pré-candidato à presidência da subseção de Colinas do Tocantins, Sérgio Dantas destacou a importância da Ordem valorizar também o ensino jurídico. “Várias razões nos levaram a fazer parte desse Movimento, não é só de agora a nossa luta, mas de muitos anos, desde quando começamos, e isso nos motiva hoje a levantar a bandeira do ensino jurídico, porque a Ordem precisa estar também dentro das universidades e ao lado dos professores. Tenho certeza que esse Movimento dará uma cara nova à advocacia de Colinas e de todo o Estado, porque é disso que nós estamos precisando, de mudanças, de renovação, de uma Ordem de todos, unida e forte defendendo os advogados e atuando a favor deles”, afirmou Dantas.

O acadêmico do 10° período de Direito, Wagner Nascimento representou os estudantes no evento e falou sobre os anseios dos jovens que estão saindo das faculdades e enfrentam desafios para atuar. “Ainda como estudante eu e meus colegas abraçamos essa causa do Movimento porque desde o início queremos lutar também por melhorias na classe. Um exemplo de dificuldade que nós temos, é que a carteira profissional demora de 60 a 90 dias para ser entregue, isso é um absurdo, nós precisamos de agilidade no processo de entrega da carteira profissional. Ouvindo o Gedeon sei que ele fará de tudo para que isso também seja resolvido porque ele valoriza o jovem advogado”, afirmou o estudante.

Representando os professores, a professora de Direito Penal e Processual Penal, Erica Maione falou da unidade do Movimento. “Eu acredito na unidade desse Movimento, eu acredito no Movimento Mais Mulheres na OAB também porque eu participei desde o início, porque esse Movimento foi pioneiro aqui em Colinas e já fui presidente por acreditar, sem nenhum interesse, nessa unidade porque eu sei que juntos nós chegaremos mais longe”, disse a professora. 

Gedeon Pitaluga encerrou o evento agradecendo e parabenizando os advogados de Colinas do Tocantins pela estrutura da sede do Movimento e pelo empenho de todos nesse processo de renovação. “É a primeira sede do Movimento OAB Somos Todos Nós fora de Palmas e o mérito é todo de vocês. Fiquei muito emocionado ouvindo cada um aqui porque toda a minha trajetória classista passou na minha cabeça. O que se discute hoje em todo o Estado é a concretização de um projeto de vários anos. Só por pautarmos por mudanças hoje, por renovação, já me sinto realizado porque não é a mesma pauta de 26 anos atrás. Estamos fazendo história, propondo mudanças e a quebra de um sistema que perpetua há mais de vinte anos, passamos por momentos difíceis na Ordem, mas eu tenho certeza que com essa união, essa força de todos nós iremos avançar porque a OAB somos todos e todas nós. Parabéns à advocacia de Colinas pela qualidade que vocês representam para o nosso Estado”, finalizou Pitaluga.