Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A gestão socioambiental no Poder Judiciário do Tocantins foi tema de palestra proferida pelo juiz Pedro Nelson de Miranda Coutinho, gestor do Núcleo Socioambiental do TJTO, no segundo dia do IV Congresso Internacional de Direitos Humanos. O evento acontece no auditório do Tribunal de Justiça até sexta-feira, 6.

O magistrado destacou que o Núcleo é formado por uma equipe interessada e competente na área ambiental e busca a possibilidade de sair do discurso para a prática, “tomando medidas necessárias que gerem uma administração e uma atividade judiciária com mais sustentabilidade”. Entre essas medidas ela cita a criação imediata do Projeto de Logística Sustentável em todas as comarcas e a capacitação de servidores.

Envolvimento

O juiz Pedro Nelson considera importante que, dentro desta logística, estejam envolvidos todos os membros do sistema de justiça e não apenas servidores e magistrados, “para que consigamos atingir a nossa meta, que é implantar no Poder Judiciário do Estado do Tocantins um sistema bem mais sustentável do que nós temos hoje”.

O gestor do Núcleo Socioambiental do TJTO afirma que, “apesar de estarmos 100% eletrônico, ainda consumimos muito papel e precisamos ter uma visão estratégica para tentar modificar essa situação, trazendo novas tecnologias que supram a necessidade da impressão”.

Boas práticas

Finalizando, o juiz Pedro Nelson falou da proposta de substituição de garrafas de água por filtros que também darão garantia de uma água cem por cento potável.  Quanto ao uso do copo de plástico ele ressaltou a boa prática do Judiciário que distribuiu canecas ecológicas de coco babaçu para todos os servidores.