Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Glenda Botelho

Foto: Glenda Botelho

Lançado no fim de setembro, o aplicativo SOS 193, desenvolvido por dois bombeiros do Tocantins já contabiliza mais de dois milhares de downloads no Google Play. Criado com o objetivo de orientar a população em situações de emergência, o APP reúne informações para que qualquer pessoa possa realizar os procedimentos iniciais de socorro até a chegada de equipe especializada.

Desenvolvedores do APP, os bombeiros sargento Rafael Villarins e o cabo Bruno Moraes, receberam convites para apresentar a ideia a estudantes que participam da VIII Semana Acadêmica de Ciências da Computação (Secomp) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na palestra que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 05, os militares demonstraram o processo de criação e desenvolvimento do software que está disponível para usuários do sistema Androide e em breve para os do IOS.

SOS 193

O SOS 193 traz orientações sobre primeiros-socorros em emergências pré-hospilares e afogamento. “A proposta do software é oferecer conhecimento de primeiros socorros à população em geral e estreitar a relação entre bombeiros e sociedade”, explicou o sargento.

Os militares explicam ainda que a ferramenta não tem o objetivo de substituir o trabalho de equipes de socorro. “Ao baixar o APP, pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre primeiros socorros terão em mãos um guia rápido e prático de como agir e quem sabe até evitar uma fatalidade. Mas em casos graves os bombeiros devem ser acionados por meio do telefone 193”, destacou o cabo.