Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para garantir as atividades do projeto Chute Certo – Acertando para vencer!, 2016, o coordenador do projeto, tenente Salmon Pugas está organizando um bazar solidário, no dia 19 de dezembro, em Porto Nacional, a partir das 8h, em frente à Chácara das Freiras, no setor Alto da Colina.

O bazar tem como objetivo arrecadar roupas, acessórios, brinquedos, bem como, produtos que por algum motivo as pessoas queiram se desfazer. A arrecadação será uma excelente oportunidade para passar para frente o excedente dos guarda-roupas e ainda contribuir para a transformação da qualidade de vida de cerca de 100 meninos que encontram-se vulneráveis socialmente.

A novidade desse bazar solidário, é que tanto as crianças - como os pais delas estão envolvidos diretamente no processo de coleta das doações e seleção das peças. Eles também participarão da venda dos produtos no dia do bazar e irão comprar o material esportivo coletivamente. “Faz parte da filosofia do Chute Certo envolver pais e beneficiados incentivando desta forma, o senso de responsabilidade opondo-se à ideia assistencialista”, explica Salmon Pugas.

Chute Certo

O projeto iniciou em fevereiro de 2015 e atende garotos entre 9 a 15 anos com práticas esportivas de futebol. O Chute Certo é destinado à aproximadamente 100 meninos de famílias com baixo poder aquisitivo dos setores Garcia, São José, Alto da Colina e Imperial, todos em Porto Nacional.  

No primeiro semestre os resultados do projeto já foram perceptíveis nas notas da escola, bem como à participação deles nas primeiras competições,  como as dos torneios da AABB, dos Jogos das Crianças e do Torneio de base do Setor Novo Planalto, todos em Porto Nacional. A conquista dessa garotada resultou na indicação de 3 alunos à peneira do Fluminense, em Palmas, onde um dos alunos avançou para a segunda fase, mas por motivos financeiros não pôde continuar. 

Parceria

Além de assistentes sociais, psicólogos e sociedade civil, o Chute Certo conta com o apoio das diretoras das escolas Angélica e União e Progresso que cedem as quadras para as aulas de futebol. O projeto é sem fins lucrativos e conta com a ajuda de vários voluntários. O dinheiro arrecadado no bazar será usado para a compra de bolas, chuteiras, uniformes e coletes.  Para além dos pontos de coleta, o Chute Certo os voluntários estão dispostos a buscarem as doações tanto em Palmas, quanto Porto Nacional. 

Arrecadação

Palmas: Posto de coleta no hall do Palácio Araguaia 

Porto Nacional: Posto de coleta Alciclima, Avenida Presidente Kenedy (ao lado do antigo Fórum).