Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Dezenas de prefeitos, secretários e vereadores participaram da abertura do Encontro da Rede Municipalista – evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O encontro itinerante já circulou por mais de dez Estados brasileiros, e cria espaço de debate entre agentes municipalistas na busca pelo desenvolvimento dos municípios brasileiros. No Tocantins, o primeiro dia do encontro teve como tema central a instalação de software de modernização da gestão pública municipal.

O evento segue nesta quarta-feira, 9, a partir das 9h, no auditório da ATM, e terá temas ligados ao Pacto Federativo, o Movimento Municipalista, Imposto Territorial Rural (ITR), Lei Geral e prestações de contas.

Entre os prefeitos que participaram da abertura do encontro estava o presidente da ATM e prefeito de Brasilândia do Tocantins, João Emídio de Miranda. “A reunião está sendo fundamental para estreitarmos ainda mais nossa relação com a entidade nacional de representação dos Municípios brasileiros, na construção de ideias e soluções concretas aos problemas das administrações municipais” frisou o presidente, que havia solicitado junto à CNM uma palestra para o evento sobre o programa Urbem.

Urbem

Como alternativa de modernização e organização da gestão pública, a ATM havia proposto aos prefeitos durante o I Encontro Municipalista de Acesso à Informação e Transparência, ocorrido em junho deste ano, a implantação do sistema Urbem – software gratuito da CNM voltado à organização e  dinamização dos processos internos. Além de ser fundamental ao gestor na elaboração do planejamento de sua gestão, o programa gera informações em tempo real, o que facilita a alimentação dos Portais da Transparência – mecanismo exigido pela Lei de Acesso à Informação.

No Tocantins, cerca de 50 prefeituras aderiram ao software – o programa já recebeu avaliações positivas da Presidência da República, Controladoria Geral da União e do Sebrae. Para instruir os prefeitos tocantinenses, a CNM convidou o prefeito do município de Bom Despacho/MG, Fernando Cabral, para ministrar palestras aos gestores. O prefeito conseguiu consolidar o sistema na prefeitura mineira e vem colhendo bons resultados em sua gestão. “O Urbem permite ao prefeito o controle de informações gerenciais que serão fundamentais para sua tomada de decisão”, ressaltou Cabral, que destacou os pontos fortes em ter o software instalado.

CNM

O consultor da CNM, Ângelo Roncali, elogiou os esforços da ATM em buscar soluções de modernização da gestão pública. “Em tempos de crise, precisamos buscar soluções corretas, e o Urbem é uma excelente ferramenta de trabalho para a organização das informações nas prefeituras, sendo inclusive gratuita”, reforçou Roncali.