Campo

Foto: Divulgação Na safra 2015/2016, a estimativa é de colher mais de 4,3 milhões de toneladas de grãos Na safra 2015/2016, a estimativa é de colher mais de 4,3 milhões de toneladas de grãos

A produção de grãos, uma atividade significativa na economia tocantinense, mostra a cada safra o crescimento da agricultura. A terceira estimativa de produção agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que o Tocantins continua em franco crescimento na produção de grãos. Na safra 2015/2016, a estimativa aponta um aumento de 2,2%, saindo de 4,2 milhões de toneladas para 4,3 milhões de toneladas de grãos, em torno de 100 mil toneladas de grãos a mais.

A área de plantio agrícola também terá aumento. Na safra 2014/2015 foram plantados 1,24 milhão de hectares, na próxima safra a estimativa é chegar a 1,28, um crescimento de 2,8% na área de cultivo.

Para o engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Anderson Pereira, essas estimativas desses números iniciais devem aumentar, uma vez que muitos agricultores ainda estão plantando. “Este é um ano atípico, devido às condições climáticas, o período chuvoso chegou mais tarde. Acreditamos que nos próximos levantamentos estes dados aumentem, pois a expectativa é que, a partir deste mês, as chuvas sejam mais frequentes”, disse.

Anderson, explica ainda, que outros fatores também influenciam nesse crescimento ainda tímido na projeção da produção de grãos no Tocantins. “Além do atraso das chuvas, o preço dos insumos estão em alta, devido à alta do dólar”, complementou.

Soja

A soja é responsável por mais de 70% da área cultivada no Tocantins, e continua como principal cultura na produção de grãos. A estimativa de produção para a safra 2015/2016 é de um crescimento de 7%, aumentando de 2,4 milhões de toneladas para 2,6 milhões de toneladas de grãos. A área de cultivo também sofre uma variação de 6,9%, ou seja, saindo dos 849 hectares para 908 hectares cultivados.