Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Militar divulga orientações com o objetivo de alertar a população para os cuidados durante as festividades. São várias dicas sobre segurança com a residência, local da festa, veículo, bem como dicas de saúde aos foliões.

Nota: evite levar aparelhos eletrônicos (celulares) para locais de grande concentração popular.

Cuidados redobrado com as crianças

Elas devem ser transportadas no banco traseiro, de acordo com as normas de segurança do trânsito; Não deixe, de forma alguma, crianças trancadas sozinhas em casa; Ensine para o seu filho o telefone 190 da Polícia Militar, para a qualquer hora do dia e da noite, se necessário, pedir ajuda; Evite levar crianças de colo para locais com grande aglomeração de pessoas; Coloque nos bolsos das vestes das crianças dados importantes como nome, endereço, telefone, etc.

Atenção foliões!

Pedestre! Atravesse sempre na faixa de segurança e somente após a parada dos veículos; Evite andar em ruas mal iluminadas, mesmo que seja para diminuir o seu percurso; Evite andar e/ou mostrar grande quantidade de dinheiro, na frente de outras pessoas, separe o dinheiro necessário para suas despesas. Evite sair com joias e objetos de valor. Evite andar com porta-cédulas; Suas chaves devem ser levadas no bolso, jamais dentro da bolsa; Se suspeitar que esteja sendo seguido atravesse por várias vezes a rua para se certificar. Se confirmar as suas suspeitas, dirija-se a uma rua que haja grande número de pessoas e peça ajuda, a fim de localizar Postos Policiais.

Se beber não dirija e evite consumo de drogas

Sempre diga não às Drogas! Não beba quando for dirigir, nem dirija quando beber. Também não dirija, se fez uso de alguma droga ou substância análoga; Oriente seu filho, para nunca experimentar drogas, pois é assim que começa o vício; Nunca faça ingestão de alimentos ou bebidas oferecidas por estranhos; É proibida a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos, ficando os infratores sujeitos à cominação da lei.

Cuidados com seu veículo e no trânsito

Vidros do carro fechados e travas acionadas dificultam a ação de marginais; Não deixe CD players, similares ou outros objetos expostos no seu veículo; Antes de ligar sua motocicleta, coloque o capacete; Não utilize telefone celular com o veículo em movimento; O cinto de segurança é indispensável, mesmo que em pequenos deslocamentos; Em grandes eventos, evite deslocar-se em seu próprio veiculo procure alugar um táxi ou transporte alternativo (van ou similar), quando sair em grupo; Não dê e nem aceite caronas de pessoas estranhas; Respeite a Lei Seca.

Cuidados com sua residência

Ao sair de casa, avise a um vizinho de confiança, e mantenha contato para saber se está tudo bem; Não deixe cadeado no lado externo do portão, pois caracteriza ausência de moradores. À noite deixe apenas luzes internas acessas, assim, não dá na vista que a residência está vazia. Se for viajar, entregue as chaves a um vizinho de confiança e peça para que ele acenda as luzes à noite e recolha as correspondências, dando ideia de movimentação na residência.

Seja amigo da segurança

Lembre-se, a Segurança Pública é obrigação do Estado, mas é responsabilidade de todos (Art. 144 da CF/88). Ajude a Polícia Militar a ajudar você: Denuncie quaisquer situações suspeitas. Não deixe ocorrer fatos ilícitos, avise a patrulha mais próxima, ou ligue para o 190. Vamos prevenir e assim teremos o carnaval mais seguro de todos os tempos. 

Fique atento com os documentos

Preferencialmente leve apenas a Carteira Nacional de Habilitação (original) e documento do veículo também original. Mas, recomenda-se ir de taxi, assim, seu veículo fica seguro na sua garagem. Ademais, leve a fotocópia da Identidade somente, e preferencialmente plastificada. Em caso de perda de documentos, procurar as Delegacias de Polícia Civil ou fazer a ocorrência on-line pelo site www.ssp.to.gov.br.