Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Alunos do Centro de Ensino Médio Militar de Palmas preparando foguete Alunos do Centro de Ensino Médio Militar de Palmas preparando foguete

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes. As inscrições poderão ser feitas no site www.oba.org.br até o dia 13 de março.

A olimpíada é destinada a alunos do ensino fundamental e médio. Os estudantes poderão se inscrever mediante a coordenação de um professor responsável por sua organização.

As tarefas serão realizadas conforme os níveis, que vão de 1 até 4, evoluindo para a ordem crescente o grau de dificuldades. Para fazer os foguetes, os participantes utilizarão garrafas pets e as especificações estão disponíveis no edital que poderá ser acessado no site da OBA.

A olimpíada será realizada no dia 13 de maio, no horário que a escola definir. Como premiação, os alunos receberão medalhas, troféus e menção honrosa. Dentre eles, serão selecionadas 200 equipes (um professor e três alunos) para participarem da Jornada de Foguetes, com destaque para aquelas que obtiverem os maiores alcances horizontais.

No ano passado, 837 mil alunos participaram da OBA, que contou com a participação de 64 mil professores e 10 mil escolas. A olimpíada é uma realização da Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira.