Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

A partir desta quarta-feira, 6, mulheres de Araguaína, Guaraí, Palmas, Paraíso e Porto Nacional podem se inscrever em cursos do Projeto Jeito de Mulher, que oferece às mulheres tocantinenses capacitação profissional gratuita para atuarem em áreas ocupadas predominantemente pelos homens. Nessas cidades, as capacitações serão nas áreas de Construção Civil, Automação e Alimentação e as inscrições podem ser realizadas nas unidades estaduais do Sistema Nacional de Emprego (Sine) até o dia 22 deste mês. 

As moradoras da zona rural ou urbana de Araguaína, Guaraí, Palmas e Paraíso poderão se inscrever para aulas de Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais, com carga horária de 180 horas. Já na área de automação, o curso de Instalador de Alarme Residencial, com carga horária de 80 horas, estará disponível em Araguaína, Palmas, Paraíso e Porto Nacional. O curso de Produção de Derivados do Leite será ministrado em Araguaína e Palmas. 

As turmas serão formadas por 20 alunas, cada. Para inscrição, é necessário procurar a unidade do Sine do município onde o curso é ofertado e apresentar documento de identificação com foto, Carteira de Trabalho e uma foto 3x4. Serão contempladas, preferencialmente, mulheres de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego e aquelas que almejem a inserção no mercado de trabalho.

Jeito de Mulher

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), vai qualificar 465 mulheres nas cidades de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. O Projeto tem recursos da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, e contrapartida do Estado.