Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

Para repassar orientações gerais como percurso, penalidades entre outros aspectos do Ironman 70.3 e para tirar dúvidas dos atletas sobre a prova foi realizado na amanhã deste sábado, 09, às 9 horas, o primeiro congresso técnico do evento. A programação conta ainda com mais um congresso técnico em português, um em inglês e outro voltado para elite que serão realizados durante a manhã deste sábado.

A largada será às 6 horas deste domingo, 10, na Praia da Graciosa. O percurso conta com 1,9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida. A prova contará com cerca de mil atletas de 22 países. Durante o congresso técnico foram repassadas orientações gerais da prova, o percurso detalhado foi apresentado aos atletas e ainda o tempo de corte para o término da prova que é de oito horas do tempo da largada, entre outras informações.

As penalidades que podem ser aplicadas na prova também foram apresentadas, que são o cartão amarelo, quando o atleta apenas assina a súmula, o cartão azul, quando o atleta recebe punição de cinco minutos e o cartão vermelho, que se dá devido ao acúmulo de três cartões azuis ou em caso de desacato ao árbitro, estando assim desclassificado da prova.

O diretor geral do Ironman, Carlos Galvão destacou a expectativa para a realização da prova. “A expectativa para o primeiro Ironman 70.3 aqui em Palmas é a melhor possível, estamos na contagem regressiva para o evento. Palmas merecia um evento desse porte, com a presença de atletas de 22 países já na primeira edição, a gente está surpreso, animado em entregar um evento irrepreensível para os atletas e para a cidade de Palmas”.

Sobre a possível continuidade da realização de outras provas do evento em Palmas, Galvão afirmou, “a continuidade é uma somatória de fatores. Não estamos pensando no Ironman somente neste ano de 2016, a gente quer olhar pra frente e nossa idéia é que a prova se consolide aqui e que entre para o calendário do circuito mundial”.

Ao participar do congresso técnico, a atleta de São Paulo, Priscila Ventura afirmou que o momento é de expectativa para a prova. “Estou bastante ansiosa e com uma expectativa muito positiva. É a primeira vez que venho a Palmas e espero realizar uma boa prova”, disse.

Programação

De acordo com a organização do evento, o resultado oficial será anunciado neste domingo, 10, às 16 horas. A partir das 16h10 até às 16h40 será aberto período para a interposição de recursos ao juiz.

Às 18h30 será iniciado o momento de distribuição de vagas do Ironman 70.3 World Championship 2016 e às 19h30 acontece a premiação dos primeiros colocados da Elite e Faixa Etária. (Secom Palmas)