Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Manoel Junior  Joaquim Maia: “A Apoena é resultado da tecnologia de transferência de embrião e se alimenta com uma ração balanceada” Joaquim Maia: “A Apoena é resultado da tecnologia de transferência de embrião e se alimenta com uma ração balanceada”
  • O pecuarista Jorge Cabral da Luz, da Fazenda Boa Vista, em Gurupi, cria gado de corte, mas visitou o Pavilhão da Pecuária para conhecer os rebanhos

Os animais vencedores do Torneio Leiteiro realizado durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2016), no período de 5 a 7 de maio, foram divulgados neste sábado, 7. No total, seis animais, procedentes de quatro propriedades, que integram a disputa na “Categoria Vaca Raça Girolanda”.

De acordo com comissão da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), responsável pelo Torneio Leiteiro, os animais classificados em 1º e 3º lugar, foram as vacas Apoema (99,150 kg) e Araxá (58.700 kg), da empresa Brasil Rural. O 2º lugar ficou com a vaca Verão (89.700 kg) do pecuarista Ademir Novo, no município de Abreulândia.,

Durante a competição, entre os dias 4, 5 e 6, os animais foram ordenhados diariamente, sempre às 8h, e novamente às 17h. O anúncio dos ganhadores e  de premiações foi realizado no Pavilhão da Pecuária.

O pecuarista Joaquim Maia, do município de Palmas, proprietário da vaca Apoena, vencedora do concurso, cria matrizes para produção de leite. “A Apoena é resultado da tecnologia de transferência de embrião e se alimenta com uma ração balanceada” contou.

Durante a competição, diversos pecuaristas conheceram os animais de alto padrão genético, resultados das tecnologias de inseminação artificial e transferência de embrião, entre outras. O pecuarista Jorge Cabral da Luz, da Fazenda Boa Vista, em Gurupi, cria gado de corte, mas visitou o Pavilhão da Pecuária para conhecer os rebanhos. Estou preparando uns pastos para diversificar a produção com a produção de vacas leiteiras, disse.

Torneio Leiteiro

Essa é mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e da Diretoria de Politicas para a Pecuária, com objetivo de fomentar a cadeia produtiva do leite no Tocantins, segundo a diretora de Políticas para a Agricultura Érika Jardim.

A Agrotins acontece todos os anos, no Centro Agrotecnológico de Palmas, Saída para Porto Nacional. A 16ª edição da Feira se encerra neste sábado, 7.