Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado José Roberto (PT) acompanhou a presidente do Brasil, Dilma Rousseff e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu durante inauguração, da sede da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas no sábado, dia 7. O parlamentar que é incentivador da economia solidária e da agricultura familiar disse ver no empreendimento uma oportunidade para que os pequenos proprietários e associações de trabalhares rurais melhorarem suas rendas com a criação de peixes.

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia na manhã desta terça-feira, 10, José Roberto comemorou a instalação do Centro de Pesquisa, bem como a criação pela presidente da Universidade do Vale do Araguaia. Segundo o parlamentar a universidade terá como base cursos voltados para a economia do norte do Estado do Tocantins e sul do Maranhão e Pará. O deputado ainda sugeriu que a Assembleia convide o presidente da Embrapa para falar sobre o empreendimento criado pela empresa no Estado.

No evento de inauguração no sábado, foram assinados diversos atos e convênios. Entre eles, o do Projeto Embrapa – BNDES Aquicultura, com investimentos de R$ 57 milhões, sendo 80% do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), 10% do Ministério da Agricultura e 10% da própria Embrapa.

Os investimentos do Governo Federal na construção da sede, na compra de equipamentos e em outras obras menores somaram pouco mais de R$ 50 milhões. Os recursos que financiaram a obra e o restante do projeto são provenientes do Orçamento da União, por meio do Ministério da Agricultura, ao qual a Embrapa é vinculada.

O projeto tem como objetivo desenvolver ações estruturantes e inovação para o fortalecimento das cadeias produtivas da aquicultura no Brasil. Entre os principais desafios estão refinar tecnologias para a tilápia e o camarão marinho, gerar pacote tecnológico para o tambaqui e preencher lacunas de conhecimento para o bijupirá.

O projeto envolverá várias Unidades da Embrapa que trabalham com aquicultura, além de instituições parceiras Brasil afora. Na mesma ocasião, também foi apresentado o Plano Diretor para o Matopiba (região formada pelo Tocantins e partes do Maranhão, Piauí e da Bahia).