Polí­tica

Foto: Divulgação

O vereador Hiram Gomes (PSDB) subiu na tribuna da Câmara de Palmas na sessão dessa terça-feira,10, para pedir aos palmenses que ajudem o Hospital de Câncer de Barretos, que passa por situação difícil, à beira da falência. "Muitos pacientes com câncer aqui em Palmas, que não encontra o tratamento adequado oferecido pelo Poder Público da Capital, vão para o Hospital de Barretos", afirmou. 

O parlamentar disse que teve "familiares que perdeu para o câncer". Para o vereador, a instituição é séria e merece apoio. 

Idealizado pelo Dr. Paulo Prata na década de 60, o único hospital especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do Estado de São Paulo e os pacientes que apareciam no Hospital São Judas de Barretos com a doença, eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda, com alto índice de analfabetismo. Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação.

O hospital, ainda pequeno, contava com apenas quatro médicos: Dr. Paulo Prata, Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. Eles trabalhavam em tempo integral, dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. Filosofia de trabalho que promoveu o crescimento da instituição.

O hospital cresceu e hoje realiza 3.500 atendimentos/dia (100% SUS). Conta com 2.500 colaboradores e 250 médicos. Tem um déficit mensal de R$ 6,5 milhões, e mesmo assim o hospital acolhe pacientes de todo o Brasil, recebendo 11 mil casos novos por ano. O Hospital de Câncer de Barretos realiza tratamentos com o que há de melhor em oncologia no mundo.

Hiram Gomes pede que os palmense acessem o site da instituição e faça doações. Link do site:  http://www.hcancerbarretos.com.br/doacoes/sistema-de-doacao/