Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Carlessandro Souza

Depois de dias intensos de atividade e aprendizado, 15 alunas inscritas no curso de Instalador de Alarme Residencial do Projeto Jeito de Mulher, do Governo do Tocantins, concluíram a capacitação na tarde dessa terça-feira, 24. Durante pouco mais de três semanas, estas mulheres se dedicaram para aprender uma nova profissão e tiveram oportunidades reais de colocar em prática o conhecimento adquirido.

Para garantir capacitação de qualidade, o Instituto Geralda Aldira, responsável pela realização dos cursos da primeira etapa do Projeto, ofertou dois sistemas de alarme a serem instalados na residência de alunas que tiveram 100% de frequência no curso. Elaine de Moura, 34, foi umas das sortudas. “Foi uma oportunidade incrível. Porque tivemos aulas práticas, mas poder dizer que eu mesma fiz a instalação do alarme que está na minha casa já vai ser uma super propaganda para meus amigos e familiares”, analisou.

Outra que garantiu o “prêmio” foi Edileuza Rodrigues, 47, que desde o lançamento do curso em Palmas, no dia dois de maio, não perdeu nenhum dia de aula. “Eu gostei desde o início e é só questão de se dedicar. Com dedicação, tudo fica fácil”, comentou ela, que já negociou a instalação de alarme para parentes que moram na capital.

Para o instrutor Antonio Moreira Neto, a finalização do curso com a instalação em duas casas capacita a alunas para atuarem com qualquer sistema de alarme disponível no mercado. “Há dois tipos de sensor: o contínuo e o paralelo. Realizamos a instalação na casa da Elaine com o sistema paralelo e na casa da Edileuza estamos utilizando o contínuo, assim, essas meninas colocam tudo o que aprenderam em prática e estão prontas para o mercado”, disse.

Atenta ao mercado de trabalho, Neuremy Fernanda, 28, nem esperou o curso terminar para procurar emprego. “Já tenho olhado as vagas disponíveis”, comentou explicando que pretende ganhar mais experiência antes de começar a trabalhar por conta própria. “Quando começamos o curso, pensamos que seria difícil, mas é fácil, não tem como errar. Estou muito animada”, analisou.

Instalador de Alarme

Com duração de 80 horas, o curso teve aulas teóricas e práticas e abrangeu ainda temas como políticas públicas para as mulheres. Sendo que as aulas práticas representaram cerca de 40% do conhecimento específico trabalhado. Além da capacitação, as aulas de Palmas receberam gratuitamente material didático, equipamentos de proteção individual, lanche e vale-transporte.

Jeito de Mulher

Com recursos da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo federal, e contrapartida do Governo do Tocantins o Projeto Jeito de Mulher é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social (Setas) e do Sistema Nacional de Emprego-TO (Sine). O objetivo é qualificar gratuitamente 465 mulheres tocantinenses para atuação em áreas ocupadas predominantemente por homens.