Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Capoeira tem sido reconhecida por se tratar de uma manifestação popular, bastante usada e difundida em nossa sociedade, o que tem favorecido sua valorização como forma desportiva, cultural e educativa. Tanto que este esporte tem sido praticado pelos alunos do Carrossel do Sesc. E para manter a tradição cultural, o Sesc Palmas realiza nos dias 27 e 28 de maio o II Fest Sesc de Capoeira. O evento, que começa às 9h30, acontecerá na quadra do Centro de Atividades, que fica na quadra 502 Norte em Palmas.

O II Fest Sesc de Capoeira tem como objetivo mostrar a Capoeira como uma dança e arte, defesa pessoal, desporto, lazer, folclore, luta, educação e filosofia de vida. Será a chance dos alunos do Projeto Carrossel se apresentarem durante o evento, fomentando o surgimento de novos talentos. O evento também serve para promover o intercâmbio entre capoeiristas e a renovação dos movimentos culturais de nossa cidade, resgatar, através da capoeira, os talentos e o bom gosto pelos eventos que venham enriquecer a cultura local, proporcionar aos estudantes capoeiristas a oportunidade de serem vistos e reconhecidos por seus talentos, além de tornar o Fest Sesc de Capoeira um evento grandioso e com a participação de vários grupos de capoeira do Estado.

Para esta edição foram convidadas o Grupo Tambor, Grupo Cia Terreiro, Arte Folclóri de Capoeira, Grupo Candeias de Capoeira, Grupo Nagô, Grupo Azebu, Grupo Raiz de Capoeira Porto Nacional, Abadá - Capoeira Gurupi, Grupo Memória e Grupo Mandara. Estão programadas apresentações, oficinas de músicas e instrumentos, aulas diferenciadas de capoeira, como forma de possibilitar o contato dos participantes com a atividade. Será um espaço democrático e motivador da cultura e cidadania, onde todos poderão mostrar o talento à comunidade e familiares.

No dia 27 de maio, das 9h30 às 11h, acontecerá a oficina de música e instrumentos com alunos do Centro de Atividades e Tênis Sesc. Das 14h às 17h, será a vez da oficina de música e instrumentos com alunos do Centro de Atividades e Tênis Sesc. No dia 28 das 9h às 12h, terá a apresentação de Maculelê, batizado e roda de Capoeira, além de apresentações dos grupos convidados. No período da tarde, das 14h às 18h, o mestre Charm, de Goiás ministrará um curso para os capoeiristas convidados e depois terá uma roda de capoeira.

O II Fest Sesc de Capoeira acontece nos dias 27 e 28 de maio em Palmas, no Centro de Atividades, localizado na quadra 502 Norte. A entrada é gratuita.