Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

De acordo com um levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins o número de atendimentos feitos pela corporação envolvendo incêndios em vegetação cresceu cerca de 300% no mês de maio de 2016 se comparado ao mesmo período de 2015. Entre os casos que engrossam as estatísticas esta o incidente que aconteceu no último domingo (29) e atingiu 12 veículos na Diretoria Geral de Transportes do Poder Executivo.

Em 2015 os bombeiros foram acionados para atender seis focos de incêndio em vegetação no período de 01 a 29 de maio, contra 21 para o mesmo período de 2016. “Devemos pontuar que este ano algumas variáveis contribuíram para o aumento destes números, entre eles estão o encurtamento do período de chuvas e a chegada do El Ninho que trouxe as massas de ar quente. Mas vale ressaltar que o Tocantins é um dos Estados que mais sofre com as queimadas, por isso a população deve evitar o uso de fogo na limpeza de lotes e pastos e roças”, explicou o coordenador do Sistema Integrado de Operações major Alex Matos.

Ocorrência

No fim da tarde de domingo por volta das 16 horas os bombeiros receberam um chamado para conter as chamas que atingiram o pátio da Diretoria Geral de Transportes do Poder Executivo. O fogo começou do lado de fora do prédio em uma área de vegetação, no incidente 12 carros ficaram destruídos.

O incêndio foi considerado de grande proporção e bombeiros usaram mais de 10 mil litros de água para extinguir todos os focos de calor dentro da garagem e nas imediações na área externa. Três caminhões de bombeiro foram utilizados no combate e controle do incêndio.