Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O material produzido irá subsidiar as atividades do Dia D da leitura nas mais de 530 escolas estaduais

O material produzido irá subsidiar as atividades do Dia D da leitura nas mais de 530 escolas estaduais Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira O material produzido irá subsidiar as atividades do Dia D da leitura nas mais de 530 escolas estaduais O material produzido irá subsidiar as atividades do Dia D da leitura nas mais de 530 escolas estaduais

Visando facilitar o trabalho dos educadores no incentivo à prática da leitura, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) produziu um material específico sobre a literatura tocantinense, incluindo textos, vídeos e sugestões de atividades pedagógicas. O conteúdo pode ser acessado no site www.seduc.to.gov.br.

A produção do material objetiva contribuir com as ações do Dia D da leitura, que será realizado no dia 25 de junho nas mais de 530 escolas da rede estadual. De acordo com a assessora de currículo de língua portuguesa da Seduc, Roseli Bitzcof, a intenção da coletânea é subsidiar a atuação dos professores. “Como há uma carência de relatos sobre a história da literatura regional, resolvemos organizar as biografias dos autores e o histórico das academias de letras para facilitar o acesso a quem interessar”, relata.

O Dia D da Leitura integra o Programa “Vamos Ler!” e é realizado em três edições durante o ano letivo, enfocando aspectos do regionalismo do Estado. “No mês de abril o evento teve como tema os povos indígenas e agora está sendo trabalhada a literatura tocantinense. O último dia D será em 10 de outubro abordando a cultura afro-brasileira e africana”, frisa Roseli.

No site da Secretaria da Educação  também estão disponíveis links pertinentes ao assunto, sugestões de atividades diversas e vídeos resultantes de rodas de conversa com autores tocantinenses, proporcionadas pela gerência de Cultura da Seduc. 

Os autores regionais que desejarem contribuir para a construção do material podem entrar em contato com a Seduc pelo telefone e através do e-mail: ensinofundamental@seduc.to.gov.br.