Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Discutir um plano estratégico de trabalho para se garantir melhores resultados na execução das tarefas educacionais é um dos pontos que está sendo tratado na reunião de Diretores Regionais de Educação, realizada no Auditório da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), nesta terça e quarta-feira.

Na ocasião, a secretária interina Morgana Nunes Tavares Gomes falou da importância da continuidade das ações promovidas pela Seduc, mesmo em momento de transição, porque a Educação é umas das prioridades do Governo do Tocantins, e o trabalho não pode parar. Morgana explicou a necessidade do planejamento. “Não teremos sucesso sem foco. É preciso traçar as metas, registrar as informações e dados para que a equipe do planejamento possa verificar se todas estão sendo alcançadas”, frisou.

Atualmente, a Seduc atende cerca de 178 mil alunos. A reunião de diretores de Educação terá dois dias de duração, e neste período cada um dos gestores das 13 DREs  irá apresentar as realizações ocorridas no primeiro semestre de 2016.

O diretor regional de Araguatins, Paulon Miranda Labre Rodrigues, afirmou que uma das significativas realizações deste ano foi a Seduc ter colocado em funcionamento a Escola Família Agrícola de Esperantina, que era um desejo da comunidade daquela região. 

Paulon esclareceu a importância de se valorizar os servidores que desenvolvem trabalhos de destaque, como aconteceu com o professor Alex Montel, que promove o projeto “Um sorriso por um real”, por meio do qual ele consegue recursos financeiros para adquirir brinquedos para as crianças. O professor teve o trabalho reconhecido e foi um dos personagens a carregar a Tocha Olímpica, no último dia 11.

A diretora Regional de Educação de Araguaína, Maria Florismar do Espírito Santo, destacou como ações importantes o projeto Ginástica Laboral, que possibilita aos servidores se exercitarem duas vezes por semana, no próprio local de trabalho, como ação preventiva contra Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort).  E também o projeto Trilha ecológica, que visa incentivar a prática dos exercícios físicos na rotina dos servidores da Educação.

A professora Leila Maria Florêncio Ramos França, da Diretoria de Educação de Arraias, ressaltou a parceria que a DRE está realizando com o Ministério Público, com o Conselho Tutelar e com o Grupo Amor Exigente, que realiza nas escolas ações preventivas de combate à indisciplina e ao uso das drogas. Leila ainda destacou uma ação que promove a autoestima e a valorização dos servidores da DRE. “Desde que começamos com nossas ações, percebemos que os colegas estão mais solidários, se preocupando mais com os outros e, com isso, o trabalho tem se tornado mais eficiente”, disse Leila.