Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por iniciativa do de deputado estadual Mauro Carlesse (PHS), a Assembleia Legislativa do Tocantins, aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 28, Moção de Aplausos para a Enerpeixe, em nome do presidente Julio Galvão de Araújo Júnior e do diretor de operações Carlos Nadalutti Filho, em comemoração aos 10 Anos de operação da empresa no Estado do Tocantins, onde também foi enviado a referida homenagem aos acionista da Furnas S.A e EDP- Energias Brasil S.A .

A Enerpeixe está comemorando os 10 anos de entrada em operação comercial da primeira unidade geradora de energia em 26/06/2006. Ao todo a usina conta com 3 turbinas, que geram uma potência total de 498,75 MW, o suficiente para abastecer o Estado de Goiás. O reservatório da usina abrange os municípios de Peixe, São Salvador e Paranã. O início do enchimento do reservatório foi em 14/01/2006, e seu término em 22/04/2006. 

A barragem da usina mede 6.148,10 m de extensão e possui as seguintes certificações: ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade; ABNT NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental; OHSAS 18001 – Sistema de Saúde e Segurança do Trabalho; Selo Ouro em Energia Sustentável - Instituto Acende Brasil/PricewaterhouseCoopers (PwC).

O deputado Mauro Carlesse justificou a iniciativa afirmando que ao longo da construção, a Enerpeixe proporcionou mais de 5.000 (cinco mil) empregos diretos e 6.000 (seis mil) empregos indiretos. 

Atualmente, em fase de operação, a usina continua gerando riquezas para o Estado, além de proporcionar empregos diretos e indiretos a diversas pessoas e empresas do Estado do Tocantins, sempre priorizando a contratação de profissionais da região, para fomento dos interesses locais.