Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Depois do impasse sobre o dia da votação, os líderes partidários e o presidente em exercício, Waldir Maranhão (PP-MA) chegaram a um acordo. A eleição para presidência da Câmara dos Deputados será amanhã (13), às 16 horas. Pelo menos dez parlamentares já se inscreveram como candidatos. Mas o prazo para inscrição contínua aberto até o meio dia desta quarta-feira.

Um dos favoritos é o deputado do Distrito Federal, Rogério Rosso, do PSD. Ele foi o presidente da Comissão do Impeachment na Câmara. Rosso é do chamado Centrão, grupo de partidos que era da base do governo Dilma Rousseff e que hoje apoiam o governo interino.

O Centrão não conseguiu fechar um acordo em torno de apenas uma candidatura. Para Rogério Rosso isso é normal porque se trata de um mandato tampão, que vai somente até 31 de janeiro de 2017. 

A antiga oposição, que hoje é da base governista, quer eleger um deputado próprio. O líder do Democratas na Casa, deputado Pauderney Avelino, disse que Rosso é visto como próximo à Eduardo Cunha.

Já a atual oposição ainda não apresentou um nome de consenso. O único partido da oposição que registrou candidatura foi o PSOL com a deputada Luiza Erundina.

Disputando a presidência pelo Tocantins, o candidato é o deputado Carlos Henrique Gaguim (PTN/TO). Em entrevista ao Conexão Tocantins nesta última segunda-feira, 11, o deputado disse estar confiante mas que se estivesse no PMDB a sua vitória à presidência da Câmara dos Deputados seria mais fácil.  

Caso um candidato não alcance 257 votos, que é a maioria absoluta, a eleição para presidente da Câmara terá segundo turno entre os dois mais votados.