Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Agência dos Correios de Talismã é a 19ª a ser assaltada em 2016

A Agência dos Correios de Talismã é a 19ª a ser assaltada em 2016 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A Agência dos Correios de Talismã é a 19ª a ser assaltada em 2016 A Agência dos Correios de Talismã é a 19ª a ser assaltada em 2016

Mais uma agência de Correios no Tocantins foi vítima da ação de bandidos nesta quinta-feira, 28, por volta das 14 horas. Dois homens armados invadiram a agência da cidade de Talismã, na região sul do Estado e anunciaram o assalto, rendendo o único funcionário da unidade. Segundo informações repassadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Sintect), além de ficarem aguardando a abertura do cofre da agência, os bandidos faziam ameaças ao funcionário. 

Os assaltantes levaram o dinheiro do cofre e o aparelho celular do funcionário que atendia no local. O Sintect informou não saber o valor do montante roubado. 

Segundo informações repassadas ao Conexão Tocantins pelo Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, somente neste ano, com esta ocorrência, já foram registrados 19 ações de bandidos - dentre assaltos a agência, arrombamentos, assalto a carteiro, entre outros. No ano de 2015, foram 26 ações. 

As reclamações do Sintect quanto a falta de segurança nas agências dos Correios no Estado são recorrentes. No último dia 21, ao tentar realizar a entrega de encomenda em Palmas, um carteiro foi surpreendido por bandidos. Os bandidos fizeram com que o carteiro dirigisse o veículo de entrega até área afastada. Chegando no local, os meliantes abriram todos as encomendas, transferiram para outro veículo, deixando o carteiro amarrado. 

No dia 2 de maio, em Ponte Alta do Tocantins, dois bandidos armados entraram na agência do município, renderam funcionários e clientes. Os bandidos aguardavam a abertura do cofre quando um cliente que estava chegando na agência percebeu a movimentação. O cliente saiu correndo e isso alertou os bandidos que acabaram deixando o local antes da abertura do cofre. 

Retirada de vigilantes e possível greve

O Sintect informou que, em "demonstração de desrespeito com funcionários e clientes", a direção dos Correios no Tocantins, decidiu pela retirada de vigilantes armados das agências nas cidades de Itaporã, Muricilândia, Piraquê e Goiatins, a partir do dia 1° de agosto. A direção do Sintect entrou em contato com os empregados dessas cidades e, de acordo com o sindicato, está agendada uma greve por tempo indeterminado nessas agências a partir da mesma data. "Pois os funcionários estão cansados de ficarem submetidos as ações dos bandidos, como no caso de Talismã, com uma sensação de insegurança predominante, esperando apenas quando acontecerá o sinistro na sua unidade. Em Muricilândia, após a implantação da vigilância armada, não houve mais nenhum assalto à agência", informou o Sintect. 

Ainda de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, a direção do órgão no Estado, ao invés de investir em mais segurança, com a implantação de novos postos de vigilância armada, instalação de portas com detector de metais, faz é retirar esses dispositivos de segurança onde já existem. "Os funcionários destas quatro agências irão parar suas atividades por tempo indeterminado, caso a direção da empresa resolva manter a decisão de retirar os vigilantes dessas unidades", informou o sindicato.