Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Carlessandro Souza

Nesta terça-feira, 2, as três equipes do Projeto Lixo & Cidadania, executado no Estado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), realizam busca ativa com o intuito de localizar e cadastrar catadores de materiais recicláveis na região Norte de Palmas. As equipes percorreram na segunda-feira, 1º de agosto, os setores Lago Sul e Santa Bárbara e permanecerão durante a semana finalizando a fase de diagnóstico com visitas a pontos de convergência de catadores, como o lixão.

Cada equipe é formada por um catador, um assistente social e um engenheiro ambiental e, nesta fase do Projeto, visitam aterros sanitários, associações e cooperativas em busca de catadores para preenchimento do cadastro sócio-econômico dos mesmos.

“Conhecendo a realidade desses trabalhadores, atuaremos em capacitações voltadas para suas necessidades imediatas”, afirmou Maeli Sousa Santos Novais, assistente social, que atua em uma das equipes. “Percebemos nessas buscas, que muitos catadores não atendem as normas de segurança, e trabalham sem equipamentos de proteção. E a segurança precisa estar em primeiro lugar”, complementa.

Ana Paula, 30 anos, catadora, disse esperar melhorias com essas ações. “Espero que esse Projeto possa nos dar melhores condições de trabalho, além de tornar nossa atividade mais compreendida. Eu trabalho há muitos anos como catadora, porque acho importante preservar o meio ambiente e também porque daqui tiro meu sustento. Nós precisamos do Governo e eles precisam de nós, as cidades também precisam de nós, temos que nos unir para salvar o planeta”, declarou.

Lixo & Cidadania

O Projeto visa promover o desenvolvimento sustentável, social e econômico de famílias de catadores no Estado do Tocantins, por meio de ações como diagnóstico, capacitação social e profissional, aparelhamento de empreendimentos, realização de campanha de educação ambiental, entre outros. A fase de diagnóstico está finalizando o cadastro dos catadores e coleta de dados ambientais nas cidades.