Turismo & Lazer

Promover a estruturação dos produtos e serviços turísticos visando a melhoria da qualidade e aumento de competitividade de pequenos negócios turísticos do Estado foi a proposta apresentada pelo superintendente de Desenvolvimento Turístico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp, durante a 66ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Foestur), realizada nesta quarta-feira, 3, na sede da pasta.

O foco do projeto é a melhoria dos serviços de hospedagem e de oferta de alimentação, por meio da realização de consultorias e cursos de qualificação nas principais regiões turísticas do Tocantins, iniciando pelos municípios de Mateiros, São Félix do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins.

“Diante do cenário positivo que o turismo tem vivenciado, precisamos aproveitar este momento para o desenvolvimento do setor, principalmente nos municípios onde estão os principais atrativos”, ressaltou James Possapp ao apresentar o projeto, que foi bem recebida pelos membros do Fórum.

A proposta é reunir esforços integrando as ações de órgãos e entidades ligadas ao desenvolvimento do turismo do Tocantins. “O turismo não vai para frente se não tiver articulação. Este é o momento de nós investirmos nessa proposta e ver o que cada um pode fazer para alcançarmos resultados mais efetivos”, reforçou a vice-presidente do Foestur, Janaina Aires, parabenizando a Secretaria pela iniciativa.

Algumas medidas apontadas como relevantes para se alcançar o objetivo do projeto foram discutidas, como a criação de um curso de guia de turismo a distancia; criação de curso de gastronomia nos municípios; e a priorização de destinos a serem trabalhados de forma mais efetiva. Ainda foi apresentada uma proposta de agenda de trabalho, iniciando já neste segundo semestre de 2016, com a realização de consultorias em pequenos negócios e cursos de aprimoramento. 

Abav

Outro assunto na pauta da reunião do Fórum foi a participação do Tocantins na 44ª ABAV - Exposição Internacional de Turismo, que acontecerá em setembro deste ano, em São Paulo. Realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), o evento é uma das mais importantes feiras de turismo.

Na ocasião, James Possapp apresentou as estratégias de promoção dos roteiros turísticos consolidados nos segmentos de turismo de aventura e ecoturismo das principais regiões do Estado. Durante o evento serão realizados atendimentos no estande institucional, participação em rodadas de negócios, congressos e outros eventos simultâneos.

Participantes

Estavam presentes à reunião representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Tocantins), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Tocantins), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Agência de Turismo de Palmas (Agetur), Caixa Econômica Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Por: Redação

Tags: Foestur, James Possapp, Janaina Aires