Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os bombeiros conseguiram extinguir o fogo que ameaçava atingir propriedades rurais na Serra do Lajeado em Palmas, na tarde dessa quinta-feira, 04. O incêndio começou na última quarta-feira, 03, nas proximidades do Estande de Tiros e deixou um rastro de fogo e fumaça que seguiu até as proximidades do Departamento de Estradas e Rodagens do Tocantins (Dertins).

O combate foi finalizado por volta das 17:30h e não houve nenhum dano aos bens dos chacareiros. Apenas parte de uma plantação de açaí, em uma das propriedades, foi atingida. Um pequeno foco não pôde ser extinto por estar concentrado em uma área inacessível, na parte íngreme da Serra. “Quase todo o combate foi realizado com a ajuda de abafadores e bombas costais, porque a área atingida era de difícil acesso”, explicou o subtenente, Agnaldo Silveira, que participou do trabalho.

O Corpo de Bombeiros enviou nesta sexta, 05, outra equipe que fará as varreduras e verificações de risco para constatar a existência de novos focos de incêndio. “Nossa equipe já está nas proximidades do local atingido realizando um trabalho de verificação in loco para avaliar o risco e incidência de novos focos de calor”, destacou o subtenente dos bombeiros, Jarbas Borges.

Escala Extraordinária

Para resolver o problema das queimadas os bombeiros implantaram em todas as unidades da corporação uma escala extraordinária, com maior número de militares para atender a demanda deste período. “Iniciamos essa escala desde julho para atender a Temporada de Praias e vamos continuar com militares trabalhando nesse regime. O objetivo é reforçar o trabalho feito pelos bombeiros em todo o Tocantins”, enfatizou o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, Carlos Eduardo Farias.