Estado

Foto: Divulgação

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais Centrais Sindicais no Tocantins realizam nessa terça-feira, 16 de agosto, o Dia Nacional de Mobilização e Luta por Emprego e Garantia de Direitos. O manifesto é pelo que consideram de atual cenário de retrocesso de direitos dos trabalhadores. 

Em Palmas será realizada manifestação a partir das 8 horas na Avenida JK, próximo ao Colégio São Francisco. Em seguida acontece uma caminhada até a Praça dos Girassóis. Também serão realizados atos públicos em todo o País. São convidados a participar desta caminhada todos os trabalhadores, servidores públicos, celetista e contratos, sindicalistas e movimento sociais. 

Para o presidente da CUT no Tocantins, José Roque Rodrigues Santiago, o momento requer intensa mobilização em defesa da garantia dos direitos dos trabalhadores. “Nossos direitos foram conquistados com luta e com luta havemos de manter a garantia pelos mesmos. Precisamos dizer não ao retrocesso, abaixo a violação da CLT”, disse Santiago.

Programação em todo o País:

Alagoas

8h – Ato de protesto na casa das Indústrias de Alagoas

Amapá

12/8 – Ao final do III Simpósio Amazônico Sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente – SARADAM, será feito um ato da CUT por nenhum direito a menos

Bahia

9h – Ato em frente à FIEB com todas as centrais

Mato Grosso

17h – Ato das centrais sindicais na Praça Ipiranga, no centro de Cuibá

Mato Grosso do Sul

Greve geral contra retirada de direitos

9h – Paralisação e ato em Campo Grande.

13h – Audiência Pública na Assembleia Legislativa

Pará

8h – Concentração com Café da Manhã na Escadinha (Próximo a Estação das Docas).

Às 9h sai em caminhada pela Presidente Vargas, fazendo paradas em frente a bancos e agencia dos correios. Termina com um ato em frente a agencia do INSS de Nazaré.

Paraíba

15h – Parque Solon de Lucena – Centro João Pessoa.

Pernambuco

8h – Fetape realizará ato na secretaria de agricultura

17h – Ato com a Frente Povo Sem Medo e Conlutas na Praça da Independência, no centro do Recife.

Piauí

Ato acontece dia 23, às 8h, na Praça do Marques

Rio de Janeiro

10h – Os Bancários vão lançar a campanha salarial e a CUT vai se incorporar na atividade, no Boulevard Olímpico, praça Mauá

Rondônia

Plenária das Mulheres CUTistas do Estado em Ji-Paraná

Rio Grande de Sul

7h – Ato estadual unificado em defesa da CLT e da Justiça do Trabalho e contra a Reforma        da Previdência, em frente à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Avenida Assis Brasil, zona norte de Porto Alegre.

Sergipe

Dia 15, às 15h – O Ato será antecipado por conta da visita do Ministro da Saúde do Governo Interino em Teresina, em frente ao Hospital Universitário. Com CTB e Conlutas

Santa Catarina

13h – Ato em frente à UDESC com todas as centrais

São Paulo

10h – Ato em frente à Fiesp

Tocantins

8h – Caminhada da Avenida JK. Concentração próxima ao Colégio São Francisco, em Palmas.

Ato Público na Praça dos Girassóis.