Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os eventos começam a partir das 8h, e acontecem durante a 14ª ExpoAliança

Os eventos começam a partir das 8h, e acontecem durante a 14ª ExpoAliança Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro Os eventos começam a partir das 8h, e acontecem durante a 14ª ExpoAliança Os eventos começam a partir das 8h, e acontecem durante a 14ª ExpoAliança

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com Prefeitura Municipal de Aliança e Sindicato Rural de Aliança realizam nesta sexta-feira, 26, a 1ª Feira de Ovinos, com palestras, exposição de animais de raça e mestiços criados no Tocantins. Os eventos começam a partir das 8h, e acontecem durante a 14ª ExpoAliança na cidade de Aliança do Tocantins, quando será realizado o “Dia do Carneiro”.

Segundo a diretora de Políticas da Seagro Érika Jardim, a proposta é dar continuidade às ações que estão sendo realizadas pela Seagro e parceiros para apoiar a cadeia produtiva de ovinocultura no Tocantins. “Estamos cumprindo, de forma integrada e participativa, o planejamento construído durante a Oficina de Concertação da Ovinocultura, ação que foi realizada em junho, em Aliança do Tocantins, que visa promover o desenvolvimento da ovinocultura no Estado”, afirmou. “Essa é uma oportunidade para que os criadores divulguem e comercializem produtos de qualidade que já possuem”, finaliza Erika Jardim.

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador da cadeia produtiva da ovinocultura da Seagro, Marcelo Marinho Costa, na programação constam palestras sobre produção de ovinos e na parte da tarde os instrutores mostrarão as características morfológicas e aspectos sanitários em ovinos, além de mostrar como se faz a contenção, aplicação de medicamentos e casqueamento nesses animais.

Programação

Manhã

8h Inscrição e recepção – 1ª Feira de Ovinos – Dia do Carneiro

9h Palestra Gestão e Desafios do Cooperativismo – Prof. Cleiton Milagres - Universidade Federal do Tocantins (UFT)

10h15 Palestra Sistema de Produção de Ovinos – Prof. e produtor Guilherme Benko -Universidade Federal do Tocantins (UFT)

11h30  Perguntas, dúvidas e debates

Tarde

13h30 Dinâmica Tema: Aspectos Morfológicos em Ovinos - Instrutor: Luciano ( Amazon Agro) e Glauber Rosanova (IFTO)

13h30 Dinâmica Tema: Aspectos Sanitários em Ovinos - Instrutor: Jeferson Pessoa (ADAPEC)

13h30 Dinâmica Tema: Contensão, Aplicação de medicamentos e Casqueamento em Ovinos - Instrutor: Pedro Alcântara (Embrapa) 

16h Palestra Manejo e cuidados dos borregos ao nascer Faet/ Senar/Mapa