Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A cidade de Araguaína/TO sedia a última etapa da edição de 2016 do Circuito InterCorte, evento que percorre polos de produção pecuária do País para difundir tecnologia e informações aos produtores rurais. O evento acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no Parque de Exposições Dair José Lourenço e abordará o tema “A Pecuária de Ponta a Ponta” em dois de workshop com palestras sobre evolução genética, recria, manejo racional, mercados internacionais, programas de fidelidade com a indústria, classificação de carcaça, inovações tecnológicas para compra e venda de animais, resultados econômicos de sistemas de produção a pasto, manejo sanitário, pastagens e gestão. Os temas serão apresentados por especialistas de renome e discutidos com o público, formado majoritariamente por pecuaristas, em debates.

“É a terceira vez que realizamos o Circuito InterCorte em Araguaína e a receptividade dos pecuaristas é muito positiva. Temos uma grande participação de produtores não só do estado do Tocantins, mas do Pará e Maranhão. Há uma expectativa por parte do público em relação às informações que trazemos nas palestras e os debates são muito produtivos. Além disso, as empresas levam inovações tecnológicas aos produtores, que contribuem para tornar a pecuária cada vez mais eficiente”, destaca Carla Tuccilio, diretora da Verum Eventos, que promove o Circuito InterCorte.

Estarão presentes na feira de negócios que compõe o evento as empresas: Minerva Foods, DSM - Tortuga, Dow AgroScienses, JBS, Ourofino Saúde Animal, John Deere, Cargill - Nutron, Volkswagen, Biogénesis Bagó, Minerthal, Wolf Sementes, WebGados, Matsuda, Beckhauser, Illumina, ABS Pecplan, Toledo do Brasil, Belgo, SBC Certificadora, CRI Genética, MultBovinos, Allflex, DeltaGen, Casale, Milho SA, JA Saúde Animal, Cria Bem e Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol.

Programação

A programação da etapa de Araguaína terá início no dia 19/10 (quarta) com a palestra “Recria: aqui dois erros não fazem um acerto”, ministrada pelo Consultor Técnico Nacional da Cargill - Nutron, João Danilo Ferreira, seguida pela apresentação do médico veterinário Renato dos Santos, responsável pela área de Manejo Racional da Beckhauser sobre equipamentos e métodos de manejo racional. O segundo bloco de palestras terá a participação do zootecnista Daniel Carvalho, da CRI Genética que tratará da evolução das opções genéticas para uma pecuária rentável; de Fabiano Tito Rosa, do Minerva Foods, que falará “O que aprendemos com os mercados de exportação”; e Fábio Dias, do JBS que apresentará experiências com novas práticas de classificação de carcaça. Um debate entre os palestrantes encerra o primeiro dia do evento.

Na quinta (20/10), Marquinhos Molina, da WebGados, tratará dos benefícios da tecnologia na compra e venda de gado, seguido pelo consultor Adilson Aguiar que abordará o pasto como base de sistemas de produção sustentáveis. Ainda no primeiro bloco, o especialista técnico da Ourofino Saúde Animal, Marcel Onizuka mostrará os 10 mandamentos do manejo sanitário.

No período da tarde, Vinícius Nunes de Gouvêa, da DSM-Tortuga discorrerá sobre a nutrição do nascimento ao abate: como maximizar o desempenho. Em seguida, Angela Bittencourt, consultora da Illumina, dará a palestra “Impacto e retorno econômico do uso da genômica na pecuária: fato ou ficção?”. Um debate entre os palestrantes conclui o evento.

Para participar do workshop, a inscrição custa R$ 300 a inteira e R$ 150 a meia entrada. A visitação aos estandes é gratuita. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site  www.intercorte.com.br/araguaina

Sobre o Circuito InterCorte

O Circuito InterCorte é um evento itinerante que vem percorrendo, desde 2012, alguns dos principais polos de produção pecuária do País. Desde a sua criação, o evento já contou com a participação de mais de 19 mil pessoas, das quais cerca de 80% pecuaristas.

A edição de 2016 do evento ocorre em cinco estados – Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins e teve como uma das inovações a realização da Beef Week paralelamente ao evento em Cuiabá, São Paulo e Campo Grande, com a participação de restaurantes e lojas de carne.

O Circuito InterCorte 2016 teve início em março, em Cuiabá (MT) com a participação de mais de 1.400 pessoas e sete restaurantes na Beef Week. No mês de junho, a InterCorte reuniu na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo um público de mais de 3 mil pessoas e 12 restaurantes na Beef Week e seis lojas de carne. Em julho, foi a vez de Campo Grande com 1.400 participantes e 40 restaurantes na capital e em Bonito. Ji-Paraná (RO) sediou uma etapa em setembro com a participação de 500 produtores. Araguaína (TO) encerra a edição de 2016 do evento, nos dias 19 e 20 de outubro.

Mais informações: www.intercorte.com.br