Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após vencer a fase da região Norte dos Jogos dos Institutos Federais, no mês passado, Luana Candido foi bem mais uma vez e sagrou-se vice-campeã nas finais nacionais dos JIF’s, em Brasília, competição realizada ao longo da última semana. A acadêmica de Educação Física do IFTO se encontrou com as campeãs das demais seletivas regionais e chegou à final após boa vitória sobre a vencedora da região Nordeste. “Consegui aplicar bons golpes, alguns até achei que poderiam ter sido pontuados, mas no fim deu tudo certo e fui para a luta decisiva contra a campeã da região sudeste”, contou a judoca de Palmas.

Na final, a tocantinense teve uma luta dura contra a judoca do Rio de Janeiro, que só foi decidida no Golden Score. “O judô do Rio de Janeiro é muito forte, então tentei colocar bastante volume de luta para não deixar a adversária confortável. Como estava difícil jogar, apostei em uma punição que não foi dada. Fomos para o golden score e infelizmente caí de yuko”, descreveu a futura educadora física, que terminou com o vice-campeonato nacional dos Jogos dos Institutos Federais, única medalha conquistada pelos tocantinenses nesta edição.

A tocantinense se prepara agora para os JUB’s, no início de novembro, em Cuiabá/MT. Será sua segunda participação nessa competição que reúne, em cada categoria, o melhor universitário de cada estado brasileiro, ou seja, recheada de atletas do primeiro escalão do judô nacional.

Perfil Luana Candido

Classe: Sub21/Adulto

Faixa: Marrom

Peso: Meio-leve, até 52kg

Diferencial: Volume de luta e técnicas de solo.

Curso: Educação Física, IFTO campus Palmas

Associação: AD Guerra/Sesi

Sensei: Fred Guerra