Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Em uma noite de confraternização e homenagens, ocorreu durante a 24ª edição do Fórum da Amazônia Legal, a entrega da comenda Ordem do Mérito Comercial da Amazônia, que agracia personalidades nacionais e internacionais as quais se destacaram no setor empresarial, cultural, científico, político, religioso e social da Amazônia e que tenham contribuído com as entidades que formam o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. O presidente do Sistema Fecomércio Tocantins e do Sindicato Varejista do Estado do Tocantins (Sicovar), Itelvino Pisoni, foi um dos homenageados e recebeu a comenda no grau Gran-Cruz.

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades do estado do Acre, localidade que recebeu a 24ª edição do fórum, como a vice-governadora, Nazareth Lambert, e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.  Além deles, também estavam presentes os dirigentes que participam do Fórum da Amazônia Legal, composto por 13 estados, sendo eles: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Para o presidente Itelvino Pisoni, esta condecoração é motivo de muito orgulho. “Estou bastante feliz, orgulhoso e emocionado por esta homenagem que recebi, não só porque sei de sua importância para a Amazônia e em especial para o Tocantins, mas porque me faz relembrar toda a minha trajetória enquanto empresário e sindicalista. Foram muitos anos de trabalho árduo e percalços, e esta comenda representa mais uma conquista. Agradeço a indicação do meu nome e espero continuar ainda contribuindo com o comércio e com esta região tão rica, que é a região amazônica”, disse.

No total foram homenageados três empresários, com a comenda da Ordem do Mérito Comercial da Amazônia, sendo eles: Itelvino Pisoni, Sebastião de Oliveira Santos, presidente do Sistema Fecomércio Pará, e Luiz Gastão Bittencourt da Silva, presidente do Sistema Fecomércio de Ceará.

Sobre o homenageado

Itelvino Pisoni é natural de Garibaldi (RS), mas mudou-se para Gurupi ainda em 1984. Grande empreendedor, continuou sua carreira empresarial na cidade e lá administra o grupo Cometa, que é composto por várias empresas de ramos diversificados, como papelaria, gráfica, posto de combustível, entre outros. Foi o criador do Sindicato Varejista do Estado do Tocantins (Sicovar) e continua como seu presidente, atuou também na criação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), sendo o primeiro presidente da instituição. Além disso, contribui ativamente com entidades como a CDL Gurupi e a Acig. Atualmente é o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e Instituto Fecomércio Tocantins, diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins.