Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira, 1° de novembro, o deputado estadual Mauro Carlesse (PHS) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado, requerimento para Implantação de Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon) na nova unidade do Hospital Geral de Gurupi.

No Tocantins os pacientes, tem todo o suporte para o tratamento do câncer nas unidades da Unacon em Araguaína e Palmas, entretanto a cidade de Gurupi está desassistida e necessita de atendimento imediato, e a implantação irá diminuir consideravelmente o fluxo de pessoas enfermas que tem que se deslocar até Palmas ou Araguaína, isso tudo depois do paciente enfrentar uma longa lista de espera, sendo muitas vezes tarde demais.

Segundo Carlesse, a implantação da Unacon na cidade de Gurupi, será de grande relevância para a saúde pública da Região Sul. A unidade concentra serviços de diagnósticos do câncer, tratamentos e cuidados paliativos, contando com serviços de oncologia clínica, oncologia cirúrgica, onco-hematologia, quimioterapia, radioterapia e braquiterapia.

Os atendimentos da Unacon não se restringem somente ao acompanhamento médico, realizações de cirurgias e procedimentos quimioterápicos. A Unacon disponibiliza diariamente atendimentos ambulatoriais a pacientes previamente agendados por seus municípios de origem, chegando a realizar mensalmente várias consultas.