Campo

Foto: Divulgação A soja, grão mais cultivado no Estado, com área de 902 mil hectares, deve colher mais de 2.642.490 mil toneladas A soja, grão mais cultivado no Estado, com área de 902 mil hectares, deve colher mais de 2.642.490 mil toneladas

Conforme expectativa da Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro-TO) não haverá decréscimo nas áreas plantadas nas culturas de verão. É o que confirma o segundo levantamento de Estimativa de Produção de Grãos para a Safra 2016/2017, no Estado, divulgado nesta última segunda-feira, 21.

Segundo a estimativa, o Tocantins terá uma área plantada de 1,2 milhões de hectares, um aumento de 1,9%, com relação à safra passada. Já a produção, que teve perdas de cerca de 30%, para esta safra a expectativa é de aumento de mais de 40%, saindo de 2,9 milhões de toneladas para mais de 4 milhões.

A soja, grão mais cultivado no Estado, com área de 902 mil hectares, deve colher mais de 2,6 milhões de toneladas segundo a estimativa da Conab. Já o milho, principalmente o safrinha que houve grande perda, pois foi pouco plantado ou deixou de ser plantado em decorrência da estiagem, tem expectativa de plantar 155 mil hectares e colher mais de 705 mil toneladas, um crescimento de 30%.

Segundo o diretor de Políticas para Agricultura e Agronegócio, José Américo Vasconcelos a estimativa mostra uma sensível elevação na área plantada com expectativa de recuperação da produção. “E se mantendo as condições climáticas favoráveis pode igualar ou até mesmo superar a Safra 2014/2015, que foi recorde no Estado”, completou.