Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Manoel Lima O certificado foi entregue aos gestores dos 30 municípios Tocantinenses reconhecidos por promover avanços em indicadores sociais O certificado foi entregue aos gestores dos 30 municípios Tocantinenses reconhecidos por promover avanços em indicadores sociais

O Selo Unicef é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância que reconhece avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes, valorizando o esforço de municípios em ampliar e melhorar políticas públicas que promovam, protejam e realizem direitos de crianças e de adolescentes.

O certificado foi entregue aos gestores dos 30 municípios Tocantinenses reconhecidos por promover avanços em indicadores sociais e fortalecer políticas públicas para melhorar a vida de crianças e adolescentes, nesta quarta-feira, 30, em solenidade no Palácio Araguaia.

A vice-governadora, Claudia Lelis, que participou do evento e entregou os selos aos prefeitos destacou a importância da união e da parceria, “quando os Governos se unem com a sociedade civil e o setor privado, as políticas sociais chegam efetivamente para toda população. Essa cooperação é extremamente necessária e urgente”, ressaltou.

Claudia Lelis lembrou que o governador Marcelo Miranda e toda equipe de governo tem a satisfação e o orgulho de ver o Tocantins reconhecido pela Unicef, que é referencia de credibilidade e eficiência  no mundo. “Desejo que o número de municípios tocantinenses aumente nos próximos anos para que juntos, comunidade, Unicef e Governo possam garantir os direitos que a criança e o adolescente precisam e merecem para crescerem com dignidade”, lembrou Claudia Lelis. 

Segundo a representante adjunta da Unicef no Brasil, Esperanza Vives, o Tocantins vem alcançando resultados positivos na redução da mortalidade infantil e evasão escolar, “esses municípios premiados não deixam duvidas de que é possível fazer um trabalho comprometido com foco nas crianças”, lembrou Esperanza Vives, que entregou para a vice-governadora o troféu de reconhecimento do Unicef pelas praticas sociais adotadas.

Para o presidente da Associação Tocantinenses dos Municípios (ATM) e prefeito da Brasilândia, João Emídio de Miranda, que falou em nome dos prefeitos premiados, essa certificação demonstra que os municípios estão cumprindo o papel deles, com políticas eficazes para criança e o adolescente.

Representado todas as crianças envolvidas nas ações da Unicef no Tocantins, a estudante de Palmas, Vitória Sarmento, de 11 anos, deu seu testemunho de ações realizadas por meio dos programas da Unicef. “Estou muito feliz, é uma oportunidade única representar as crianças do meu Estado”, disse a estudante.

Autoridades presentes

Além dos prefeitos e representantes dos municípios contemplados, participaram também do evento o gerente de programas do escritório do Unicef em Belém, Antônio Carlos Cabral; secretários estaduais e municipais; conselheiros de direitos; e adolescentes.

Municípios certificados

Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Aliança do Tocantins, Araguanã, Arapoema, Brasilândia do Tocantins, Chapada de Areia, Colinas do Tocantins, Colméia, Dianópolis, Guaraí, Palmeirópolis, Pedro Afonso, Pium, Santa Rita do Tocantins, Talismã, Xambioá, Araguacema, Babaçulândia, Goianorte, Santa Rosa do Tocantins, São Valério da Natividade, Dois Irmãos do Tocantins, Juarina, Recursolândia, Rio Sono, e Sítio Novo do Tocantins