Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (30) o deputado estadual Mauro Carlesse (PHS) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado, Projeto de Lei que reserva vagas para o primeiro emprego nas empresas prestadoras de serviços ao Estado do Tocantins, assim como nas concessionárias e permissionárias de serviços Públicos Estaduais.

Todo jovem almeja sua inserção no mercado de trabalho pois a inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal. E como se vê, na maioria das vagas de emprego vem acompanhada do aviso: exige-se experiência. O jovem, entretanto, sofre com este pré-requisito. 

Carlesse diz que o objetivo do projeto de lei é promover a inclusão social dos jovens por meio do mercado de trabalho. "É através do trabalho que ajudamos os jovens a obterem autonomia e emancipação", disse. Muito jovens têm se demonstrados inseguros quanto ao ingresso no mercado de trabalho e um dos motivos é alta concorrência.

Por essas razões, propõe-se com a apresentação deste Projeto de Lei, determinar que, no mínimo, 10% (dez por cento) das vagas das empresas prestadoras de serviços ao Estado do Tocantins, sejam destinadas ao primeiro emprego.     

Hoje o comercio é o setor que mais emprega e chama atenção dos jovens que querem iniciar no mercado, pois não é exigida uma qualificação tão grande. É uma oportunidade dos jovens se projetar e buscar alternativas além das necessidades de estar empregado.