Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro e a senadora Kátia Abreu, participaram, na manhã desta última segunda-feira, 5, no município de Aliança do Tocantins, do II Encontro de Cooperativismo e Mercado da Ovinocultura. O evento foi realizado no Parque de Exposição Agropecuário de Aliança, participaram do evento cerca de mais de 50 produtores de ovinos e caprinos de todo o Estado.

O objetivo principal do encontro foi realizar a fundação da Cooperativa de Carneiros – Coopcarneiro, na cidade de Aliança, e na oportunidade, aprovar o estatuto da Cooperativa que foi apresentado pela Superintendente da OCB/TO, Maria José Oliveira. Os produtores, tiveram a oportunidade de assistir a palestras do produtor acreano Alex Cicinato, do engenheiro agrônomo André Sório e do veterinário Tayrone Freitas.

O projeto foi aprovado por cerca de 10 prefeitos municipais que se deslocaram a Aliança para participar do evento. O projeto também contará com a participação direta do Sebrae, Senar e Senai, na realização de cursos técnicos de capacitação tanto na indústria como na produção. E também da Prefeitura de Aliança que cedeu o imóvel em forma de comodato em função da arrecadação de impostos e dos empregos que vai gerar no município.

A Coopcarneiro, vai abranger o Tocantins e os Estados do Matopiba. No Tocantins, o rebanho de ovinos e caprinos (dados do IBGE) aponta para 140 mil cabeças, contra um milhão do Piauí e 3 milhões de cabeças na Bahia. Cada associado entrará, inicialmente, com uma cota de R$ 300,00 como capital social.

Paulo Carneiro, ressalta que está criação da Coopcarneiro, trará grandes benefícios para economia regional, transformando a vida de muitos produtores, todos irão vender um produto de excelente qualidade tanto para o mercado regional como para a exportação. “Mais uma vez eu agradeço a Senadora Kátia Abreu pelo cuidado e carinho aos nossos produtores rurais”.    

Kátia Abreu explica que a cooperativa vai proporcionar um impulso na economia da região, com movimentação de um mercado de R$ 2,3 bilhões no país. No país hoje a produção de 86 mil toneladas, sendo que o Brasil, mesmo assim, ainda importa o equivalente a 7,5 mil toneladas de carne de ovinos.

O evento ainda contou com a presença do Prefeito de Aliança, Zé Pequi, do futuro Prefeito Coronel Tavares, do Presidente do Ruraltins, Pedro Dias, o Presidente do Sindicato Rural de Aliança, Marcelo Borges, o Superintendente do Sebrae, Omar Hennemann.