Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya Praia das Arnos Praia das Arnos

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) divulgou no Diário Oficial de Palmas dessa quinta-feira, 15, de número 1.649, Boletim de Balneabilidade das praias da Capital. Segundo boletim, as praias Praia da Graciosa, das Arnos, do Prata, Caju e Buritis estão próprias para banho. 

As coletas para o monitoramento da balneabilidade das praias de Palmas ocorreram nos dias 31 de outubro e 07, 16, 21 e 30 de novembro do corrente ano. De acordo com os resultados obtidos, todas as praias permanentes do município de Palmas apresentam condições sanitárias adequadas para a recreação de contato primário. 

Conforme a Resolução Conama nº 274/2000, Art. 2º, as águas doces destinadas à balneabilidade (para recreação de contato primário), terão sua condição avaliada nas categorias: 

Própria: Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local,houver no máximo 800 Escherichia Coli por 100 mililitros. 

Imprópria: Quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia Coli ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista. 

É recomendável que seja evitado o banho nas praias em uma das ocorrências abaixo:

> Incidência elevada ou anormal, na região, de enfermidades transmissíveis por vias hídricas indicadas pelas autoridades sanitárias; 

> Presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias, capazes de oferecer risco à saúde; 

> Floração de algas ou outros organismos, até que comprove que não oferecem risco à saúde; 

> Nas semanas em que forem classificadas como impróprias.