Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Festa de Iemanjá é a única celebração popular e religiosa no Brasil em homenagem a uma Orixá

Festa de Iemanjá é a única celebração popular e religiosa no Brasil em homenagem a uma Orixá Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil Festa de Iemanjá é a única celebração popular e religiosa no Brasil em homenagem a uma Orixá Festa de Iemanjá é a única celebração popular e religiosa no Brasil em homenagem a uma Orixá

A Federação das Casas de Culto de Matriz Afro-brasileira do Tocantins (FECCAMTO) realiza nesse sábado, 24, na Praia da Graciosa, em Palmas, a partir das 15 horas, a primeira Festa a Yemanjá da capital tocantinense. Um total de 10 Casas organizam o momento de celebração e entrega de presentes, cantigas e muita fé na Orixá das águas salgadas, cultuada no Candomblé e Umbanda.

O evento é aberto a toda população que desejar homenagear a Orixá conhecida como a rainha do mar. As informações são da presidente da FECCAMTO, Mãe Carol de Oxum, que destaca que "todos e todas que forem até a Praia da Graciosa podem colocar seu branco, levar suas rosas para ofertar e demonstrar a fé em Iemanjá”.

A entrega dos presentes para a Orixá, que é considerada a mãe de todos os orixás e também cultuada como a padroeira dos pescadoresé uma ação conjunta do Ilè de Odé, Pai William; Ilè Asé Funfún Osoguiã, Olori Roberta de Osoguiã; Ilè de Omolu, Pai Luzivaldo; Canzuá Nossa Senhora da Conceição, Pai Edmilson; Associação Espírita Guerreiros de Aruanda, Pai Flávo d’Oxum; Ilè Omo Laye Silè, Mãe Isa de Omolu e Mãe Carol de Oxum; Casa da Mãe Lourdes; Ilè Asè Odé Ronkê, Babaorixá Marcelo ty Osòssi; Tenda Cabocla Yara e Caboclo Boiadeiro, Mãe Cleusa Senna; Casa Acolhida Arcanjo Miguel, Fábio de Oxaguiã.

De acordo com a FECCAMTO, toda estrutura para receber o público vai ser montada na Praia da Graciosa com a parceria da Prefeitura de Palmas e demais parceiros, que uniram forças para celebrar e presentear a mãe das águas.