Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Amastha está de olho nas eleições de 2018

Amastha está de olho nas eleições de 2018 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Amastha está de olho nas eleições de 2018 Amastha está de olho nas eleições de 2018

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), deve anunciar mudanças em suas equipes de gestão, nesta semana. Em sua página social do Twitter, na manhã desta segunda-feira, 9, o gestor informou estar preparando o anúncio. "Bom dia Palmas. Preparando para anunciar durante a semana, algumas mudanças nas equipes da gestão. Sempre procurando o melhor para Palmas".

Uma das novidades esperadas, é a nomeação do deputado estadual, Ricardo Ayres (PSB) para uma das pastas na Capital. Ayres foi convidado pelo prefeito, e até o momento não informou qual será a Secretaria que assumirá. A sua missão deverá ser a de aproximar politicamente a capital Palmas do interior do Estado, mostrando a "ações" do prefeito Carlos Amastha e do PSB, de olho nas eleições de 2018 quando o prefeito ambiciona concorrer ao cargo de governador ou senador. 

O prefeito, entretanto, até o momento, tem poucas conquistas administrativas e de obras para apresentar na capital e acumula por outro lado, muitas críticas, principalmente quanto ao gastos exorbitantes em áreas tidas como supérfluas, como por exemplo, gastos com decoração natalina que deveria ficar por conta das associações de classe ligadas ao empresariado, e locações de tendas e estruturas móveis a preços exorbitantes para eventos na capital, enquanto áreas como a Educação enfrentaram inclusive greve dos profissionais cobrando melhores salários e condições de trabalho em seu primeiro mandato, uma vez que muitas escolas da rede municipal não tem sequer ares-condicionados, levando nos meses mais quentes, as crianças à exaustão, prejudicando inclusive o ensino aprendizagem. 

Durante o movimento reivindicatório dos professores, o prefeito chegou a pedir a prisão do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Palmas (Sintet), Joelson Pereira. 

Uma das críticas mais recentes que o prefeito tem sofrido refere-se ao aumento do IPTU, que, segundo o gestor seria para cobrir defasagem no pagamento da empresa que faz a coleta de lixo na capital. O argumento do prefeito, entretanto, não se sustenta, uma vez que contratou a empresa Valor Ambiental com preço contratual superior a outra empresa concorrente com os mesmos serviços. 

Outras alterações 

Uma das últimas alterações no secretariado em Palmas, foi a exoneração, na última semana, do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Messias de Souza. Quem está respondendo pela pasta é Evercino Moura, designado secretário executivo da Secretaria.