Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

O atual paratleta destaque no Tocantins, Ilquias Lopes, representante do projeto Reviver, alcançou um feito inédito no Estado: subiu ao pódio dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens ao chegar na terceira colocação na disputa dos 100 metros rasos da classe T46, a nova classificação de Ilquias após avaliação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). A premiação de Ilquias, que desde o último dia 15 de março integra a Seleção Brasileira na cidade de São Paulo, aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 22, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, onde acontece a competição, que é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Para conquistar o bronze, o paratleta do Reviver melhorou a própria marca na prova em 24 centésimos, finalizando os 100 metros em 11'65'', ficando atrás do jamaicano Kevin Thomas [11'38''] e do brasileiro Lucas Pereira [11'35'']. Para se ter noção da qualidade da marca alcançada por Ilquias, se for considerado o ranking geral final de 2016, o tocantinense seria o 11º paratleta mais veloz das américas e o 28º do mundo.

Em compreensível êxtase pela conquista, Ilquias comemora o feito, mas já de olho nos novos compromissos competitivos que terá de encarar. "Eu agradeço muito a Deus, ao projeto Reviver por tudo que faz por mim e aos meus técnicos, destacando o Rodrigo [Paganella]. Tudo isto que estou vivendo é resultado dos treinos, do esforço e da dedicação que a gente vem fazendo. estou levando esta medalha para casa com muito orgulho; muito feliz mesmo por tudo que vivi no Parapan-Americano. É muito bom saber que tenho bastante potencial para estar entre os grandes e, na verdade, eu já estou entre eles. O momento é de comemorar, mas vou continuar focado nos treinos porque tenho mais competições pela frente; e vou com tudo para buscar novas conquistas", disse o paratleta de 19 anos que, no salto em distância, outra prova que disputou nos Jogos, ficou a 20 centímetros do pódio, saltando 5,40 metros.

Referência estadual

Para a coordenadora do Reviver, Soraia Tomaz, o Ilquias é um exemplo de que projetos bem engajados pode formar grandes competidores para o Tocantins. "O Reviver tem como principal missão a promoção da melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, mas, como temos profissionais muito capacitados trabalhando conosco, que mostram engajamento no que realizam, é natural que os grandes talentos sejam reconhecidos e aperfeiçoados. E o Ilquias é uma referência tocantinense neste sentido; ele tem alçado voos altos e levado o nome do Reviver e do Tocantins para o mundo. Certamente, se contássemos com apoio, outros tantos destaques paradesportivos poderiam ser revelados no estado, que é repleto de talentos que aguardam apenas uma oportunidade para aparecerem e se firmarem", enfatizou Soraia.

Parapan de Jovens

Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017 teve início no dia 20 e se estende até o próximo dia 25 de março. Esta é a 4ª edição da competição, que reúne cerca de mil paratletas de 20 diferentes países na disputa por medalhas em 12 modalidades paralímpicas, o que faz desta edição a maior da história do evento.